Um estudante de 11 anos morreu depois que seu celular explodiu enquanto ele participava de uma aula online, em sua casa, na província de Nghe An, no Vietnã. Enquanto usava o telefone celular, que havia sido conectado no carregador, o aparelho explodiu e começou a pegar fogo, informou Le Trung Son, um oficial de educação vietnamita.
+ Celular explode embaixo de travesseiro e mata estudante
O menino estava usando fones de ouvido quando seu telefone explodiu e suas roupas pegaram fogo. Foi por volta das 16h do dia 14 de outubro, relata a mídia local. Vizinhos ouviram os gritos do estudante e correram para ajudar. Ele foi levado às pressas para o hospital, mas acabou não resistindo e morreu pouco depois devido as queimaduras graves. A polícia está investigando o incidente, mas, segundo o Daily Mail, ainda não se sabe que tipo de telefone ou carregador o menino usava.
+ Celular explode ao lado de criança que estava dormindo
Após o incidente, as autoridades educacionais locais visitaram a casa do menino e apresentaram suas condolências aos pais. As crianças do distrito voltaram à escola há três semanas, mas, como precaução à covid-19, continuam a frequentar as aulas presencialmente apenas uma vez por semana. A continuação das aulas online em tempo integral ocorre apenas na cidade de Cua Lo e na cidade de Vinh.
O engenheiro eletricista e diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade Abracopel, Edson Martinho, explica que é preciso tomar muito cuidado quando o celular está carregando. "Enquanto está na tomada, o carregador está consumindo energia e, se ele fica muito tempo, pode gerar um aquecimento fora do normal, causando um curto-circuito interno e consequentemente um incêndio", diz.
Além disso, o incêndio pode ocorrer em casos que o carregador tem um pico de tensão alto, devido aos raios, em dias de chuva forte. O especialista também alerta para não deixar o celular carregando em locais quentes e abafados, como sofá, cama e debaixo do travesseiro. "Nessa situação, pode haver um aquecimento fora do normal do carregador, causando um incêndio em grandes proporções", afirma.
De acordo com o engenheiro eletricista, outro erro comum das pessoas é atender ao telefone enquanto ele está carregando ou usar componentes, como bateria, que não são originais. Essas atitudes não são indicadas e podem causar danos à vida das pessoas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/menino-de-11-anos-morre-apos-celular-explodir-durante-aula-online-no-vietna.html