Saturday, October 30, 2021

Abdômen firme de novo

https://ift.tt/3pRb8CQ
Digulgação (Foto: Getty)

 

A partir do momento em que descobre que está grávida, a mulher passa a viver um turbilhão de sentimentos intensos. Alegria diante da maternidade, insegurança se conseguirá atender a todas as demandas que terá pela frente, ansiedade para que chegue finalmente o momento de pegar seu bebê no colo.
Somadas a essas e outras sensações, algumas gestantes se angustiam com a dúvida se conseguirão recuperar o abdômen anterior ao da gravidez.

E essa preocupação faz sentido, já que à medida que o feto se desenvolve, o útero cresce progressivamente e, no final da gestação, pode ter de 500 a 1.000¹vezes o seu próprio tamanho . Para acompanhar essa expansão, a pele da região precisa se distender ao máximo, o que pode levar ao rompimento das fibras elásticas dérmicas. Resultado: no pós-parto é possível que ela esteja mais flácida.

Mais firmeza para o abdômen

Para aquelas que desejam, é possível utilizar recursos da dermatologia avançada para melhorar esse quadro. A prática de exercícios físicos, combinada aos modernos tratamentos estéticos, tem apresentado excelentes resultados na recuperação da firmeza da pele do abdômen. Nos consultórios dermatológicos, os procedimentos mais procurados são os bioestimuladores de colágeno à base de ácido poli-L-lático (PLLA), como, por exemplo, o Sculptra®. “Os tratamentos com bioestimulador de colágeno à base de ácido poli-L-lático funcionam muito bem para flacidez pós-parto. E não há problema algum se você voltar a engravidar. O procedimento prepara a pele para as novas gestações, diminuindo a chance de flacidez excessiva”, explica a dermatologista Ana Macedo.
 

Segundo a dermatologista Ana Macedo é possível iniciar o tratamento com bioestimulador de colágeno cerca de 1 ano antes da gestação (Foto: digulgação)

 

Colágeno, ativar!

A médica conta que a ação do ácido poli-L-lático (PLLA) no abdômen se dá por meio de pequenas injeções na região. Essa substância estimula as células do organismo a produzirem mais colágeno e age de forma tridimensional no corpo, melhorando a qualidade da pele, restaurando a sustentação e a firmeza perdidas ao longo do tempo. “São indicadas cerca de três sessões com intervalos de 30 a 45 dias entre elas. O número de ampolas por sessão varia conforme o tamanho da região tratada e o nível de flacidez”, diz. Porém, é importante lembrar que o procedimento só pode ser realizado após o período de lactação.

Para quem ainda está planejando engravidar, a dermatologista tem uma ótima notícia. “É possível iniciar o tratamento com bioestimulador de colágeno cerca de 1 ano antes da gravidez, para prevenir a flacidez pós-gestação”, conta a médica.

Benefícios do procedimento (Foto: G.Lab)

 

Referências

1. Williams Obstetrics, 25e, Chapter 4: Maternal Physiology, 2018; 2. Narins R, Baumann L, Brandt F et al. A randomized study of the efficacy and
safety of Injectable poly-l-lactic acid versus human–based collagen implant in the treatment. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Galderma/noticia/2021/10/abdomen-firme-de-novo.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...