Friday, September 3, 2021

Pais de bebê que ficou no Afeganistão lutam para levar filha ao Reino Unido

https://ift.tt/3tctJsG

Os pais de um bebê de 7 meses que ficou retido em Cabul, no Afeganistão, com os avós apelam por ajuda do governo para conseguir levar a criança ao Reino Unido. A família preferiu manter sua identidade no anonimato.

Foto ilustrativa de bebê olhando pela janela (Foto: Pexels)

 

Em entrevista à BCC, a mãe e o pai contaram que vivem no Reino Unido, mas a mãe, que é de nacionalidade afegã, viajou grávida para o Afeganistão em setembro do ano passado para visitar a família. Durante a viagem, a mulher perdeu sua carteira de identidade do Reino Unido, e por isso não conseguiu voltar ao país antes de dar à luz. Em dezembro, seu parceiro foi encontrá-la em Cabul e a pequena nasceu em janeiro.

Algum tempo depois, a mãe recebeu um visto de entrada única, que lhe dava o prazo de 30 dias para voltar ao Reino Unido e solicitar outro documento. O bebê ainda não tinha autorização para viajar ao Reino Unido, então os pais precisaram deixá-lo aos cuidados dos avós. O pai disse ainda que a mãe fala pouco inglês e por isso precisou acompanhá-la na viagem.

 

Os pais planejavam voltar ao país assim que os documentos estivessem regularizados, mas o Talibã voltou ao poder antes que isso fosse possível. Agora, o bebê já tem autorização para residir no Reino Unido, porém não há mais voos saindo de Cabul. “Estou separada do meu bebê há meses, estou perdida sem ela ao meu lado e estamos perdendo as esperanças. Eu imploro ao governo que, por favor, nos ajude a trazer meu bebê e minha família de volta para mim", pediu a mãe.

Além disso, a família se preocupa com a segurança dos avós do bebê. De acordo com os pais, os avós não saem mais de casa, com medo de ataques do Talibã. “Nós ajudamos o Reino Unido quando eles vieram ao nosso país, mas agora precisamos de ajuda. Nós ajudamos tanto quanto podíamos e, agora que precisamos de ajuda, ninguém quer saber", revoltaram-se os pais.

 

Autoridades do Reino Unido disseram à BBC que "continuarão fazendo tudo o que for possível para cumprir sua obrigação com os cidadãos britânicos e afegãos qualificados". Foi informado ainda que casos individuais não são comentados, mas que um esquema para fornecer proteção aos cidadãos afegãos em maior risco será estabelecido com urgência.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou ao sit, que “quaisquer cidadãos britânicos que permanecem no Afeganistão e quiserem partir, e aqueles que cuidam de cidadãos britânicos que estão no Afeganistão, devem continuar verificando os conselhos de viagem e se inscrevendo para receber alertas”.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/pais-de-bebe-que-ficou-no-afeganistao-lutam-para-levar-filha-ao-reino-unido.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!