Saturday, September 11, 2021

Confira como fazer berinjela dourada com tahine

https://ift.tt/3tyahH6
331 Culinaria Berinjela dourada com tahine (Foto: Mariana Weber)

 

Berinjela é dessas comidas do tipo ame ou odeie, ouvi de uma garçonete que aparentemente não morria de amores pela entrada sobre a qual eu tinha acabado de perguntar. Eu amo e fiquei pensando: por que esse vegetal tão versátil – e, para mim, tão simpático – pode causar emoções tão intensas? A consistência, talvez? O que é macio para uns, pode ser molenga para outros. Ou será que é o gosto, que, às vezes, amarga? Lembrei de berinjelas que já encontrei por aí, feitas sem muito esmero ou tempero, e cheguei à conclusão de que pode estar aí parte da explicação para a turma que se encaixa no “odeie”. Para tentar cooptar mais gente para o lado do “ame”, resolvi trazer esta receita fácil de fazer e com uma casquinha dourada.

A berinjela é curinga e resolve refeições sem complicação. Pode ser refogada ou frita. Eu gosto muito de assada: é só colocar em uma assadeira e pronto, nada de ficar mexendo ou de respingar óleo para todo lado.

Em cubos, com tomate, pimentão, cebola, alho e ervas, vira caponata. E caponata vira entrada, recheio de sanduíche, acompanhamento, molho para massa. Aliás, qualquer molhinho de tomate comum ganha outros ares com uns cubos de berinjela assada ou frita.

Pode se tornar uma espécie de maionese vegana: cozida em cubos e batida no liquidificador primeiro com azeitonas, alho, vinagre e pimenta-do-reino, depois adicionando um fio de azeite até formar uma pasta fina.

Também pode ser assada inteira, ou até chamuscada na boca do fogão – tira-se a casca, tempera-se o miolo com azeite, limão, alho picado, sal… Nham! Se juntar a isso tahine (pasta de gergelim), você tem babaganuche, delícia de pasta árabe para comer com pão ou vegetais crus. E se, em vez de misturar tudo, você colocar o tahine com temperos por cima da berinjela e assar, você tem a receita que mostro acima.

Em tempo: a nutricionista Maria Fernanda Naufel (SP) indica a receita a partir de 1 ano. “O tahine é um tempero diferente e saudável, interessante para aguçar o paladar”, diz. E faz um alerta: “A berinjela pode ser indigesta. Se a criança for mais sensível nesse quesito, pergunte ao pediatra em que idade ele sugere a introdução desse alimento. Sempre observe o comportamento ao incluir ingredientes novos na dieta. Não sabemos se pode haver alergia a algum ingrediente (como o gergelim).”


RECEITA

Ingredientes
3 berinjelas médias
3 colheres (sopa) de tahine
2 dentes de alho picados
Meio limão
Azeite
Sal

Modo de preparo
Forme barquinhos cortando as berinjelas na metade, no sentido do comprimento. Use uma faca para marcar losangos no miolo, com cuidado para não furar a casca. Em uma tigela, misture o tahine, o alho, o limão, uma pitada de sal e um fio de azeite – o suficiente para formar uma pasta de consistência média. Espalhe essa pasta sobre o miolo das berinjelas dispostas em uma assadeira. Leve a travessa ao forno a 200 ºC até que as berinjelas estejam macias e com a superfície dourada. Use o grill superior se o seu forno tiver essa opção.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
A partir de 1 ano



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2021/09/confira-como-fazer-berinjela-dourada-com-tahine.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!