Tuesday, September 7, 2021

Como proteger as crianças contra a covid-19, enquanto ainda não podem ser vacinadas? Infectologista explica

https://ift.tt/2NcZRMv

Enquanto as crianças ainda não podem ser vacinadas, o que podemos fazer para mantê-las protegidas da covid-19? Em entrevista à CNN americana, o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (EUA), Anthony Fauci, explicou o que os pais podem fazer para manter seus filhos longe do vírus. 

Menino usando máscara (Foto: Getty Images)


Segundo o especialista, a vacinação em massa da população ainda é a melhor saída para frear o avanço do coronavírus, especialmente entre os pequenos. "A maneira de proteger as crianças que, por causa da idade, ainda não podem ser vacinadas é cercá-las de adultos – sejam amigos, familiares, professores ou funcionários da escola – que já estejam imunizados", explica. 

Assim como no Brasil, nos Estados Unidos, crianças com menos de 12 anos ainda não podem se vacinar contra a covid-19. Essa é uma das hipóteses dos especialistas para o aumento do número de casos nas últimas semanas. Com o avanço da vacinação e a população adulta imunizada, os pequenos acabam ficando mais vulneráveis ao vírus.

“Até que os processos de pesquisa e aprovação permitam a imunização de menores de 12 anos, as crianças permanecerão desprotegidas e dependerão de outras abordagens para se manterem seguras. Isso inclui a imunização de todos os indivíduos com idade suficiente para receber a vacina", disse o pediatra Michael Grosso, diretor médico do Huntington Hospital, ao Healthline.

Vacina no braço e máscara no rosto

Anthony Fauci acredita que outra maneira fundamental de proteger as crianças é manter o uso de máscaras obrigatório, principalmente agora, com mais escolas voltando às aulas presenciais. "Se queremos manter as crianças em sala de aula neste ano letivo, as pessoas têm de usar máscaras", disse. 

Em julho, a Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou uma nova orientação para a reabertura total das escolas. A principal recomendação é justamente sobre o uso de máscaras para todas as crianças acima de 2 anos, independentemente do estado de vacinação contra a Covid-19.

 

No Brasil, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o retorno às aulas presenciais, pode aumentar em mais de 1000% os casos da covid-19 na comunidade escolar, se os protocolos de segurança não forem seguidos. Segundo a pesquisa, o retorno presencial sempre vai trazer alguma elevação no número de casos, mas essa elevação pode ser muito grande ou mínima, dependendo das medidas adotadas.

Por exemplo, esse risco pode ser 1.141% maior caso as máscaras sejam mal utilizadas. Se bem utilizadas, mas sem outras medidas, o aumento da chance de contágio é de 575%. Somado ao uso correto de máscaras pelos alunos, e se os professores utilizarem máscaras do tipo PFF2, o risco despenca para 40%, o que indica a importância do uso correto, de máscaras eficientes e o papel determinante dos professores na transmissão viral.

"Sabemos que o cenário pode melhorar muito com ventilação no ambiente, ao mesmo tempo em que pode piorar muito também com o uso de ar-condicionado nas salas”, explica Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/como-proteger-criancas-contra-covid-19-enquanto-ainda-nao-podem-ser-vacinadas-infectologista-explica.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!