Nesta terça-feira (1), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a Coronavac é segura e eficaz contra a covid-19. Em evento realizado para a imprensa e transmitido online, a instituição autorizou o uso emergencial do imunizante produzido pela empresa chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan.
"Hoje, estou feliz em anunciar que a vacina Sinovac-Coronavac entrou para a Lista de Uso Emergencial da OMS, depois de ser considerada segura, eficaz e de qualidade garantida após duas doses do imunizante inativado", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
A Coronavac é a sexta vacina a receber essa aprovação pela entidade. Pfizer/BioNTech, Astrazeneca-SK Bio, Serum Institute of India, Janssen, Moderna e Sinopharm já haviam recebido o aval da OMS.
No Brasil, a Coronavac teve o uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em janeiro. Desde então, ela está sendo distribuída e aplicada em todo o país.
A expectativa é de que, a partir de agora, com a aprovação da OMS, a Coronavac seja incluida também em consórcios internacionais de distribuição de vacinas, como o Covax Facility, e possa ser aplicada em países mais pobres.
"Os requisitos de armazenamento fácil da Coronavac a tornam muito adequada para ambientes com poucos recursos. Agora é crucial levar essas ferramentas vitais às pessoas que precisam delas rapidamente", disse Tedros.
A OMS disse que recomenda o uso emergencial da Coronavac apenas na população com 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses, aplicadas com um intervalo de duas a quatro semanas entre elas.
Os resultados apresentados pela entidade mostram que a vacina evitou sintomas do coronavírus em 51% dos vacinados e evitou hospitalizações em 100% dos casos. "Não há razão para acreditar que a vacina tenha um perfil de segurança diferente em populações mais velhas e mais jovens", diz comunicado divulgado nesta terça-feira (1). A entidade, porém, ainda não recomenda o uso da Coronavac em crianças e adolescentes. Também não foi mencionado o uso em grávidas e lactantes.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/oms-reconhece-que-coronavac-e-segura-e-eficaz.html