Thursday, June 17, 2021

Festa junina (de novo) em casa: 9 ideias simples para o arraiá não passar batido

https://ift.tt/3cN2y0C

O mês de junho é um dos mais esperados - por crianças e adultos - no Brasil, por causa das festas juninas. Que delícia curtir as músicas, a quadrilha, a fogueira, as brincadeiras, as comidinhas! No entanto, mais uma vez, estamos nos encaminhando para celebrações típicas restritas à casa de cada um, por conta do distanciamento social, já que a pandemia ainda não acabou. Há crianças que, por causa disso, ainda não tiveram a oportunidade de participar de uma festa de Santo Antônio, São João, São Pedro, e ainda não sabem o que é isso. Dá para acreditar?

 

As brincadeiras não podem faltar na festa junina (Foto: Thinkstock)

 

Mesmo com o avanço da vacinação contra a covid-19 no país, a recomendação ainda é de isolamento e distanciamento social. Mas isso não significa que o arraiá deva passar batido, ainda mais quando algumas crianças nunca viveram essa experiência. Por isso, listamos aqui 9 ideias simples, entre receitas, decoração e brincadeiras que podem ser feitas em casa. Confira!

Doce de abóbora de coração
 (Foto: Reprodução/Dika da Naka [@dikadanaka])

 

Ingredientes

1kg de abóbora (tipo de pescoço ou paulista)
1 kg de açúcar cristal
1 rama de canela
4 cravos da índia
1 colher (chá) de vinagre branco
½ xícara (chá) de água

Em uma panela grande adicione a abóbora descascada e picada em cubos, a canela, os cravos, o vinagre e a água. Leve para cozinhar em fogo baixo até a abóbora ficar macia e  sem água. Amasse com um garfo, ou amassador de batatas até que a abóbora se desmanche ou ainda se quiser um doce ainda mais cremoso bata no liquidificador. Depois de bem amassado adicione o açúcar cristal e leve ao fogo novamente, mexa de tempo em tempo e quando começar a ficar mais consistente mexa sem parar até soltar do fundo da panela. Assim que chegar neste ponto retire do fogo e acomode o doce em uma assadeira untada com manteiga ou sobre uma pedra de mármore untada com manteiga. Deixe amornar e corte usando um cortador no formato de coração no tamanho de 6 cm  e deixe secar por aproximadamente 2 horas.

Rendimento: 15 unidades

Pé de moleque de colher
 (Foto: Reprodução/Dika da Naka [@dikadanaka])

 

Ingredientes

½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele
1 lata de leite condensado
½ caixa de creme de leite (100g)

Em uma panela coloque o açúcar, a manteiga e o chocolate em pó. Mexa em fogo baixo até que derreta bem. Em seguida adicione  o amendoim torrado e sem pele e o leite condensado. Mexa sem parar por aproximadamente 3 minutos ou até a mistura desgrudar levemente do fundo da panela. Retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite. Misture e sirva em copinhos.
Rendimento: 10 porções
 

Maçã do amor
 (Foto: Reprodução/Dika da Naka [@dikadanaka])

 

Ingredientes

10 maçãs
10 palitos de sorvete
Papel celofane
Fita de cetim (para decorar)

Para a calda
500g de açúcar
250ml de água
1 colher (sopa) de vinagre branco (maçã ou álcool)
1 colher sopa de corante em pó cor vermelho
Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé ou de churrasco em cada maçã no lado do cabinho e reserve.

Para a calda coloque em uma panela de fundo grosso o açúcar, a água, o vinagre branco e o corante em pó, misture bem e leve ao fogo baixo e não mexa mais. Depois de aproximadamente 15 a 20 minutos, comece a testar o ponto da calda. Ela tem que chegar ao ponto de bala dura. Retire do fogo,  banhe as maçãs e deixe secar em um tapete de silicone ou em uma superfície lisa untada com manteiga. Depois embale em papel celofane e decore como quiser.

Rendimento: 10 Maçãs do Amor

Para verificar o ponto da calda (ponto de vidro ou bala dura), existem várias maneiras de testar: Com um termômetro culinário verifique a temperatura até chegar a 145°C. Retire do fogo e banhe as maçãs. Outra sugestão é despejar uma gota da calda em um copo com água em temperatura ambiente se formar uma bolinha e ao jogar no copo vazio e fizer um barulhinho de vidro (pedra) é sinal que chegou no ponto de retirar a calda do fogo e banhar as maçãs.

Jogo de argolas

Para fazer um jogo de argolas, você vai precisar de:

Rolo de papel toalha ou papel alumínio
Papel 180 gr ou papelão
Lápis
Tesoura
Cola branca
Compasso (opcional)

A brincadeira é composta pela haste e pelas argolas. Para a haste, vamos usar o rolo de papel. Para ele ficar em pé basta fazer uma base usando o papelão (ou papel 180 gr), recortando uma faixa de papel e colando metade no rolo, como nas fotos abaixo.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Usando a tesoura, recorte tiras na parte do papelão que não ficou colada ao rolo. Ao abrir essas tiras, a haste fica em pé!

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Com o papelão você também pode fazer as argolas. Caso tenha um compasso, fica mais fácil delimitar o tamanho dos círculos da argola. Se não tiver, pode usar como marcação um prato, por exemplo.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Depois, basta recortar as argolas com ajuda da tesoura.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Ainda é possível usar pratos de papel para fazer as argolas – basta recortar um círculo interno.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Agora é só brincar!

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

 

Tomba lata

Essa brincadeira simples e divertida pode ser feita com o que você tiver em casa: se não houver latas, podem ser copos de papel descartáveis, por exemplo. Para a montagem, basta empilhar as latas (ou copos), e para derrubá-las pode ser usada qualquer bolinha que tenha em casa – ou mesmo amassar uma bolinha de papel.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Acertar a boca do palhaço

Para essa brincadeira, você vai precisar de papelão, uma caixa de papelão (inteira), tesoura, estilete e tinta ou giz pastel (para pintar).

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Desenhe o palhaço (ou outro personagem de sua escolha) no papelão e pinte. Lembre-se de desenhar uma boca grande o suficiente para que a bolinha possa entrar. Com ajuda de um estilete, corte a boca. Se quiser, também desenhe e cole um chapéu no palhaço.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Por fim, coloque a caixa atrás do palhaço. Dessa forma, fica mais fácil recolher as bolinhas que são acertadas.Agora é só usar algumas bolinhas e começar a brincadeira.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Fogueira

Além de brincar de ‘pular a fogueira’, é possível criar enfeites para a festa junina! Para fazer a fogueira, comece com uma base circular e algumas pedras, que sustentarão o ‘fogo’ da fogueira. Com uma luzinha de LED, que dá um charme à decoração, dobre algumas folhas de papel de seda de cores vermelha, laranja e amarela (alternadas) e cole à base da fogueira.

 (Foto: Reprodução/About Family Crafts)

 

Bandeirola

Não dá pra imaginar uma festa junina sem bandeirinhas, não é mesmo? Além de poder encontrar diversos modelos prontos para comprar, é possível confeccionar as bandeirolas em casa para enfeitar as brincadeiras!

É possível fazer de diversos materiais, tamanhos e formatos – inclusive com dobraduras, como o modelo a seguir. Para essa bandeirola, você pode usar metade de uma folha de sulfite cortada na vertical. Depois de cortar a folha, é só fazer vincos diagonais.

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

 

 

 

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

 

 

Para finalizar, basta dobrar cada vinco de um lado oposto, formando bicos e dando a forma da figura. Agora é só colorir como quiser!

 (Foto: Reprodução/Tempojunto)

 

Chapéu de palha personalizado

Parte dos trajes típicos de uma festa junina, o chapéu de palha pode não apenas ser usado durante a festa como servir de decoração.Para qualquer uma das possibilidades, é legal incrementar o visual com tecidos, lenços, fitas e flores.

 (Foto: Reprodução/ToBeThode)

* Fontes: Andrea Nakamura, do Dika da Naka [@dikadanaka], e Patrícia Camargo e Patrícia Marinho, do Tempojunto [@tempojunto]

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Festa-junina/noticia/2021/06/festa-junina-de-novo-em-casa-9-ideias-simples-para-o-arraia-nao-passar-batido.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...