Sunday, June 27, 2021

Mãe se reúne com a filha, de 10 anos, quatro anos depois de separação em fronteira dos Estados Unidos com o México

https://ift.tt/3x1aQu0

 

Uma mãe guatemalteca finalmente reencontrou a filha, de 10 anos, em um aeroporto na Flórida (EUA). As duas estavam separadas há quatro anos. Segundo informações do Daily Mail, María Chic, 32, e Adelaida Chic, 10, estavam entre as famílias que foram separadas em 2017 pelo governo do ex-presidente Donald Trump por cruzarem ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México. O caso aconteceu antes da política de 'tolerância zero' contra a migração ilegal entrar em vigor, em abril de 2018.

María conseguiu cruzar a fronteira junto com a sua filha e sua irmã Patricia Chic. No entanto, elas foram detidas por um agente da Patrulha de Fronteira dos EUA. A pequena Adelaida acabou sendo transferida do centro de detenção da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) para um abrigo, em Nova York (EUA). Já a mãe ficou detida por sete meses no Centro de Detenção Eloy, em Eloy, Arizona (EUA) e depois foi deportada de volta para a Guatemala. Logo depois da separação, o Escritório de Reassentamento de Refugiados concedeu a custódia de Adelaida para sua tia na Flórida, onde ela tem frequentado a escola.

María Chic abra sua filha (Foto: Reprodução Daily Mail/Telemundo)

 

Em uma videoconferência, María disse que a filha estava bem chateada: "Mamãe, por que você me deixou aqui?", disse a menina. Após sofrer longe da filha, María ainda tentou cruzar  a fronteira mais duas vezes, mas foi expulsa nas duas vezes. Em 2017, em uma reunião com oficiais da imigração, a mãe afirmou que queria muito ficar nos Estados Unidos. "'Espero que vocês possam, me dar a oportunidade de ficar aqui com minha filha. Não quero voltar às coisas que aconteceram na Guatemala". 

No mês passado, a mãe recebeu permissão para ir aos Estados Unidos e se reunir com seu filha, graças à ajuda de grupos civis sem fins lucrativos que prestam assistência a famílias que foram divididas na fronteira. Em 8 de junho, a administração do presidente Joe Biden identificou mais de 3.900 crianças que foram separadas de seus pais na fronteira sul sob a política de 'tolerância zero' de Trump.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!​

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/06/mae-se-reune-com-filha-de-10-anos-quatro-anos-depois-de-separacao-em-fronteira-dos-estados-unidos-com-o-mexico.html