Em Vancouver, no Canadá, doze adolescentes com idades entre 12 e 17 anos receberam por engano o imunizante da fabricante Moderna contra a covid-19. Eles deveriam ter recebido a vacina da Pfizer-BioNTech, que é a única aprovada para essa faixa etária no país. Segundo as autoridades de saúde, o erro aconteceu nos dias 28 e 29 de maio.
A Vancouver Coastal Health, responsável por administrar as vacinas, divulgou um comunicado admitindo o erro. Segundo o site de notícias local Vancouver Sun, a empresa afirmou ainda que a Moderna compartilhou recentemente os resultados de ensaios clínicos demonstrando que a vacina é segura e eficaz para adolescentes, e que os médicos da instituição não acreditam que o uso dessa vacina afetará negativamente os jovens que receberam a injeção.
Ainda segundo o portal de notícias, a oficial de saúde da província local, a médica Bonnie Henry, disse em uma entrevista coletiva que a vacina Moderna deve ser aprovada em breve para uso em adolescentes. “Isso não anula o fato de que não deveria ter acontecido”, disse ela.
“O Comitê Consultivo Nacional de Imunização analisou a intercambialidade das duas vacinas e sustenta que não há preocupações de segurança ou eficácia se você for vacinado com uma dose da Moderna e depois com uma da Pfizer ou vice-versa”, acrescentou Bonnie, sobre a possibilidade de os jovens precisarem tomar a segunda dose da vacina Pfizer.
Brian Conway, diretor médico do Centro de Doenças Infecciosas de Vancouver, ressaltou que não há razão para que a vacina da Moderna seja considerada insegura para adolescentes. "Eu não ficaria muito preocupado com esse erro. Acho que vai se tornar o padrão de atendimento daqui para frente", declarou ele para o site de notícias CBC.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/doze-adolescentes-sao-vacinados-por-engano-contra-covid-19-no-canada.html