Monday, June 21, 2021

Pais divorciados perdem contato com os filhos em meio à pandemia

https://ift.tt/3gRoXLC

 

A pandemia do coronavírus vem impactando muitas famílias, principalmente aquelas cujos pais das crianças são divorciados. Segundo informações do Daily Mail, tabloide inglês, 9 mil pessoas recorreram aos tribunais no ano passado com intuito de obter ajuda para ver os filhos, já que alguns acordos foram quebrados. O chefe de justiça inglês, Lord Burnett, chegou a alertar aos ministros de que agora existe uma ameaça à segurança dos juízes nos tribunais de família, "onde as emoções são muito intensas e alguns litigantes desapontados se comportaram muito mal. Os números preparados pelo Ministério da Justiça mostram que o número de queixas aos tribunais por pais separados aumentou em um terço quando o primeiro lockdown começou.

divórcio (Foto: Thinkstock)

 

 

No entanto, com a pandemia, poucos pais conseguiram a ajuda dos juízes para restabelecer seus direitos. Nesse cenário, alguns pais que têm a custódia dos filhos, vêm excluindo seus ex-parceiros do convívio com as crianças. 

As reclamações, na forma de pedidos a juízes para aplicação das regras de contato familiar, aumentaram de 1.944 nos primeiros três meses de 2020 para 2.583 nos três meses seguintes. No geral, houve 8.798 pedidos em 2020, o que é 12% acima de 2019, e mais de quatro vezes o total em 2011. Mas poucos dos pais que pediram para ver seus filhos ganharam o apoio de um juiz. Apenas 24 ordens de restabelecimento de contato foram emitidas em 2020, menos de um para cada 350 inscrições. 

Alguns advogados culparam as mães por usar o lockdown para romper o relacionamento entre os filhos e os pais. "Parecem ter aproveitado as circunstâncias e simplesmente interromperam o contato", disse Katie Welton Dillon, do Departamento de Direito da Família de Hall Brown, na Inglaterra. Ela alertou para o potencial das crianças sofrerem "sérios danos emocionais" se não puderem ter um relacionamento com ambos os pais, seguindo os protocolos de segurança. 

Cerca de mil casais separados vão todas as semanas ao tribunal de família para pedir a um juiz que decida se e como eles devem passar o tempo com seus filhos. No entanto, os juízes reclamaram que os casais em conflito agora pedem aos tribunais que resolvam as disputas mais simples. Em um caso no ano passado, um casal foi ao tribunal para decidir em quais cruzamentos eles deveriam se encontrar para entregar seus filhos.

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/06/pais-divorciados-perdem-contato-com-os-filhos-em-meio-pandemia.html