Tuesday, June 22, 2021

Crianças na pandemia: cresce consumo de alimentos saudáveis - e de doces também

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A família ficou mais unida por causa do distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus. O consumo de frutas cresceu, mas o de doces também. Essas são algumas das curiosidades levantadas pela pesquisa “O Universo da Lancheira”, encomendada pela Tetra Pak e realizada pela Play Pesquisa, empresa de pesquisa especializada em crianças e jovens. "Sabemos que a pandemia trouxe muitas mudanças no ambiente familiar e acreditamos que a indústria de alimentos e bebidas pode ser uma aliada na adaptação da nova rotina”, afirma Vivian Leite, diretora de marketing da Tetra Pak. 

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Crianças na pandemia: crescer consumo de alimentos saudáveis - e de doces também (Foto: cottonbro/Pexels)

 

Ficar em casa fez com que famílias preparassem mais sua própria comida. Consequentemente, 29% das crianças aumentaram o consumo de alimentos saudáveis, e os pais esperam manter esse hábito. O doce, contudo, não foi abandonado. “Tivemos a mesma mãe respondendo que melhorou a alimentação saudável porque os próprios pais ou a cuidadora estavam em casa, perto da criança, ao mesmo tempo em que aumentou o consumo dos doces como ponto de compensação pelo isolamento da pandemia”, afirma Aurélia Picoli, diretora de pesquisa da Play. 

Com a pandemia, os pais também deixaram de levar os filhos para o supermercado. Prova disso é que 82% dos pais vêm efetuando compras em mercados, farmácias e outros estabelecimentos que estejam abertos, e a maioria destes, 86% deixam os filhos em casa. A maioria (83%) está preocupado com a limitação de escolha, mas também vão sozinhos pela segurança (76%) e pela proximidade de casa (69%).

Família mais unida

Outro ponto positivo da pandemia foi a união. Segundo a pesquisa, 91% das famílias entrevistadas concordam que passaram a se sentir mais próximos. “Os pais se viram no papel de amigos e começaram a brincar mais com os filhos. Muito do tempo foi impulsionado pela necessidade de estudar junto, mas eles também brincam mais”, afirma Aurélia. Segundo a pesquisa, 88% dos pais passaram a ajudar os filhos na lição de casa, mas pais e filhos passaram a dividir as telas também na hora da diversão: 80% assistem séries juntos e 79% assistem filmes. 

Seja com ajuda de brinquedos ou com outras atividades, como o pega-pega, o esconde-esconde, 64% afirmam que brincam mais em casa. Os pais, junto das mães, passaram a fazer mais parte das atividades diárias das crianças, 56% deles afirmam que mudaram essa rotina na pandemia.  A pesquisa também captou a falta dos amigos como a questão mais difícil para as crianças, 97% delas querem voltar para a escola, e 96% desejam brincar novamente com os amigos – e quer fazer isso ao ar livre, principalmente nos parques da cidade. Enquanto isso não é possível, elas fazem videochamada para matar a saudade dos amiguinhos. 

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Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, ouviu 720 crianças de 3 a 12 anos e 1.200 adultos de São Paulo, Recife, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre. Os pais falaram pelas crianças até cinco anos, mas os próprios filhos com mais de seis anos foram entrevistados. Os objetivos eram mapear o consumo da lancheira, considerando crianças de 3 a 8 anos e pré-adolescentes de 9 a 12 anos, entender o que e como consomem no intervalo entre as aulas ou durante as aulas online e detectar produtos mais consumidos e as razões de escolha.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/06/criancas-na-pandemia-cresce-consumo-de-alimentos-saudaveis-e-de-doces-tambem.html