Saturday, June 12, 2021

Academia Americana de Pediatria recomenda retorno das crianças a práticas esportivas

https://ift.tt/3vmwKpH

A Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiu um documento em que recomenda que crianças e adolescentes voltem - gradativamente - a praticar esportes e atividades físicas nos Estados Unidos.

Menino de bandana sorrindo com máscara antes de praticar esporte (Foto: Getty Images)

 

“Crianças e adolescentes devem ser encorajados a iniciar um retorno gradual à atividade física, caso não tenham participado de atividades físicas consistentes por mais de um mês. Crianças e adolescentes devem começar com 25% de seu volume normal e intensidade de atividade, e considerar o exercício em dias alternados. Recomenda-se um aumento de volume de 10% por semana até que o volume desejado seja alcançado”, diz a publicação.

Para pais que queiram assistir aos treinos e jogos esportivos dos filhos, a recomendação é manter o distanciamento social e utilizar máscaras. “Como as áreas internas têm taxas mais altas de transmissão de covid-19, todos os espectadores devem usar máscara facial. Ninguém deve comparecer a nenhuma atividade esportiva se estiver exibindo sintomas de covid-19 ou se estiver em quarentena”, ressalta a AAP.

Segundo a Academia Americana de Pediatra, esportes ao ar livre têm menor risco de transmissão de vírus, enquanto práticas esportivas em ambiente fechado podem oferecer mais riscos. “Ao seguir adequadamente as estratégias de mitigação da transmissão, com o uso da máscara facial e/ou distanciamento físico, prevê-se que a maioria dos esportes pode avançar com segurança”, afirma a publicação.

O órgão explica que não é necessário que a criança ou o adolescente seja testado para covid-19 antes de praticar esportes, a menos que apresente sintomas da doença.

5 esportes sem aglomeração

Confira, abaixo, 5 opoções de esportes para os pequenos que não causam aglomeração, segundo o médico especialista em Medicina do Esporte, Páblius Staduto Braga, diretor do laboratório de ergoespirometria e calorimetria indireta do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

1) BICICLETA
O fato de ser uma atividade individual, já credencia como um bom esporte neste tempo de pandemia. Além disso, andar de bicicleta ajuda na resistência, nas habilidades motoras e na força de pernas. No entanto, deve ser estimulado com uso de máscara e pode ser feito com um bom número de minutos.

2) NATAÇÃO
Estudos recentes tem mostrado que o coronavirus não tem reistencia à agua com cloro em piscinas, o que pode ser um bom diferencial para a prática do esporte. Nadar ajuda a melhorar o ritmo de respiração, por isso é um grande auxiliador no tratamento de asma, ajuda na resistência e na força também. Mas os cuidados devem ser redobrados no momento de usar os vestiários, onde pode haver risco de contato com o vírus.

3) CAMINHADA E CORRIDA
Caminhar sempre é uma boa prática, ainda mais em espaços ao ar livre e grandes, como parques, praias e ruas arborizadas. Também deve ser feito com máscaras e pode ser feita por um bom tempo, cerca de 60 minutos. O mesmo vale para trilhas com a natureza de pano de fundo.

4) TÊNIS DE MESA
Um bom esporte que pode trazer agilidade, reflexo e atenção é o tênis de mesa, além de condicionamento físico. Em locais compartilhados, deve ser praticado com máscara. Mas a boa notícia é que ele pode ser facilmente praticado em casa. Se instalado em locais abertos como jardins e varandas, melhor ainda!

5) TÊNIS DE CAMPO
Pode ser praticado sem máscara, pois o contato com o professor ou com o oponente não existe. O esporte é muito bom para desenvolver agilidade e habilidades motoras, além de melhorar a resistência.

 

A AAP recomenda que, por enquanto, ainda sejam priorizadas as atividades sem contato e exercícios onde a distância física pode ser mantida, além do uso de máscara facial. “Além disso, é importante reforçar a higiene apropriada. Crianças e adolescentes com quaisquer sintomas de infecção por covid-19 não devem comparecer a treinos ou competições. Eles devem consultar seu pediatra para orientação de teste e notificar seu treinador esportivo”. O compartilhamento de áreas coletivas, como vestiários, deve ser evitado. Além disso, é recomendado que todos tomem a vacina assim que estiverem elegíveis a isso.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/academia-americana-de-pediatria-recomenda-retorno-das-criancas-praticas-esportivas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...