A pandemia da covid-19 se tornou uma preocupação a mais para gestantes. Na tentativa de ter mais segurança no período final da gravidez, algumas mães têm optado por se hospedar em hotéis próximos à maternidade escolhida - e com isso evitam internações precoces e correria no deslocamento durante o trabalho de parto.
Essa foi a escolha da advogada Julia Rezende Cintra Brites, de 32 anos. Ela e a família moram em Peruíbe, no litoral de São Paulo, mas o parto do pequeno Leo - hoje com 1 mês de idade - estava previsto para ocorrer na capital. Para evitar surpresas no trajeto até o hospital (e evitar chegar cedo demais), ela optou por reservar um quarto em um hotel localizado em frente à maternidade.
“O hotel me permitiu esse planejamento, ofereceu desconto na hospedagem e uma pré-reserva sem data definida, o que nos deu muita segurança”, lembra, em entrevista à CRESCER.
André Genova, 44, gerente geral do hotel Transamerica Executive Paulista (localizado em frente a uma maternidade), conta que o aumento na procura começou em outubro do ano passado e que as mães ficam em média dois dias hospedadas. "Sempre recebemos gestantes, mas desde o começo da pandemia temos registrado crescimento no número de hospedagens relacionadas às maternidades da região. Notamos que este público procura o hotel para evitar contato com terceiros antes do parto", avalia.
Para garantir a segurança das gestantes, que são grupo de risco para a covid-19, o hotel diz trabalhar sob um rigoroso protocolo sanitário e exige uso de máscaras em todas as áreas comuns, além de disponibilizar dispensers com álcool em gel nos ambientes. “Nosso protocolo tem como base as orientações dos principais órgãos nacionais e internacionais." O hotel oferece áreas de lazer, como piscina, churrasqueira e academia, mas para a segurança dos hóspedes, é necessário agendamento antecipado para uso destes espaços.
No caso de Julia, a escolha trouxe tranquilidade ao momento do parto. Ela só foi para a maternidade quando o trabalho de parto entrou em sua fase ativa, e o filho mais velho, de 3 anos, pode continuar no hotel com a avó, até que fosse a hora de conhecer o irmão. “Nos sentimos seguros em toda hospedagem”, conta a mãe. “O acolhimento fez toda a diferença. Além da localização.”
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/06/pandemia-leva-gravidas-reservarem-hoteis-perto-das-maternidades-para-iniciar-trabalho-de-parto.html