Desde o início da pandemia, por causa das aulas em formato online, os pais precisaram encontrar um tempo maior na rotina para se dedicar à escola, independente da idade da criança. Nem sempre é fácil, mas essa oportunidade de conexão entre a casa, os pais e a instituição de ensino é positiva para as crianças. É o que mostra um novo estudo feito pela NYU Langone Health a partir da análise do funcionamento e dos benefícios do ParentCorps, um programa feito em parceria com a faculdade que oferece 14 sessões para famílias de crianças que frequentam a educação infantil em bairros culturalmente diversos.
O objetivo é promover a parceria entre as escolas e as famílias para construir um futuro onde todas as crianças prosperem. Até o momento, os especialistas perceberam que a união causa impactos positivos e duradouros para os pequenos. “Muitas vezes, nos relacionamentos que os professores têm com os pais, você pode se envolver em um pequeno cabo de guerra. Mas quando você percebe que eles, é claro, amam seus filhos, você os ama. E apenas o valor é um pouco diferente. Isso me mudou. Comecei a me relacionar com os pais como professora enquanto procurava seu valor ”, disse Harmer, uma das mães que participou do ParentCorps, ao K-sat.
+ Alfabetização na pandemia: como ajudar as crianças?
Hoje, o ParentCorps inclui três opções de programas, que englobam pais e professores. O primeiro é um programa de aprendizagem socioemocional implementado por professores em todas as salas de aula, outro é um programa de paternidade para todas as famílias de alunos, facilitado por profissionais de saúde mental e, por último, o de desenvolvimento profissional para líderes escolares, professores, profissionais de saúde mental e equipe de apoio aos pais. Todos com a duração de 14 semanas.
O ParentCorps atende crianças que estão na fase da educação infantil por acreditar que a transição para a escola formal é um marco importante, uma vez que o desenvolvimento do cérebro nos primeiros 6 anos de vida fica responsável por estabelecer 90% das conexões cerebrais feitas no dia a dia.
+ Frio e covid nas escolas: quando as aulas presenciais devem ser suspensas?
Laurie Brotman, PhD e uma das responsáveis pela pesquisa, junto a sua equipe analisou dois testes distintos com mais de mil alunos do pré-jardim de infância e o resultado foi concluído depois de três anos. “No final do jardim de infância, as crianças que estavam em programas com o ParentCorps tinham mais habilidades de leitura e matemática em testes padronizados. Na segunda série, as crianças estavam se saindo melhor academicamente, mas o maior benefício era que eles tinham melhores resultados também em questão da saúde mental”, afirmou a pesquisadora.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/06/criancas-com-pais-mais-envolvidos-com-escola-tem-mais-facilidade-com-matematica-e-leitura-e-sao-mais-saudaveis-mentalmente-mostra-estudo.html