Antes de ser mãe, você gostava de fazer as unhas, o cabelo...? Pois a maternidade não deve ser motivo para riscar tudo isso da rotina. Para se mimar, é preciso se organizar. É fácil? Não, não é. Por isso, aceite ajuda – até mesmo das crianças, que devem contribuir nas tarefas domésticas. “Feito isso, marque na agenda horários para se cuidar. Seja um banho relaxante, uma caminhada no quarteirão para esticar as pernas e aliviar a mente, vale a pena investir no autocuidado, que chamo de ilhas de oxigênio”, diz a psicóloga e psicanalista Maiana Rappaport, da Casa Moara e da Casa Curumim (SP). Sim, é preciso respirar! Aproveite as dicas.
Aproveite a hora de lavar o cabelo para sentir que está cuidando de você. Lavar os fios é um ato tão mecânico que sequer pensamos como é importante limpá-los, assim como o couro cabeludo. O ideal é lavar duas vezes e passar condicionador do comprimento para as pontas. Se puder, use água fria no último enxágue. Isso fecha as escamas dos fios, fazendo com que fiquem menos suscetíveis a agentes externos, como radiação solar e poluição.
Nem se lembra mais quando conseguiu fazer uma boa hidratação nos fios? Não é à toa que eles parecem tão judiados... É que secador, processos químicos e poluição desidratam o cabelo. A boa notícia é que você pode hidratá-lo de forma bem eficiente e rápida, em casa. Há várias opções nas farmácias de ampolas ou bisnaguinhas que fazem efeito em 3 minutos. Aplique entre o xampu e o condicionador e a cabeleira vai brilhar.
Já ouviu falar em bad hair day? É uma expressão emprestada do inglês para definir aquele dia em que o cabelo acorda rebelde e nada dá jeito. Ninguém precisa de mais esse golpe na autoestima, certo? Para ajudar a domar os fios que teimam em espigar para todos os lados, recorra a óleos capilares ou leave-ins em forma de creme. Espalhe um pouco na palma das mãos, esfregue-as e use a ponta dos dedos para ajeitar o penteado.
Há dias em que não dá tempo nem de lavar o rosto direito. Mas tem de dar! Negligenciar a limpeza dessa área, sobretudo para quem tem pele mista ou oleosa, é pedir para ter problemas, como acne. Sem contar que um rosto limpo traz sensação de bem-estar e isso é fundamental para começar o dia melhor. O ideal é lavar e tonificar a pele com produtos indicados para o seu tipo. Na sequência, passe hidratante e protetor solar.
Falta de tempo leva ao descuido, que pode provocar baixa autoestima. Difícil se olhar no espelho e não gostar do próprio reflexo... A solução não precisa de mil passos. O mercado da beleza oferece várias opções multifuncionais e você queima etapas ao usar um produto que é hidratante, base, protetor solar e anti-idade, tudo num frasco só. Depois disso, é só jogar um batom, máscara para cílios e ficar linda — para você!
Esta automassagem ajuda a melhorar as olheiras. Faça assim: use seu hidratante para os dedos deslizarem melhor. Com os indicadores, faça movimentos delicados que partem do fim da sobrancelha, descem pela pálpebra inferior e seguem para o canto interno dos olhos, como se desenhasse a letra “U”. Repita oito vezes. Para finalizar, faça oito movimentos circulares, desta vez, formando um círculo completo. Repita do outro lado.
No banho, faça uma drenagem nelas. Espalhe óleo na pele. Espalme as duas mãos na região inguinal (dois dedos abaixo da virilha). Pressione três vezes. A partir do joelho, abrace a coxa com as duas mãos e faça movimentos ascendentes por, no mínimo, cinco vezes. Pressione três vezes a área atrás do joelho. Abrace a canela com as duas mãos e faça movimentos ascendentes até o joelho por cinco vezes. Por fim, faça na perna inteira. Repita do outro lado.
Um outro jeito de ativar a circulação das pernas, tirar a sensação de peso e trazer bem-estar é usar um acessório que você deve ter facilmente em casa: a escova de cabelo. Escolha uma que tenha cerdas mais firmes (mas que não machuquem a pele) e faça a chamada dry brushing (escovação a seco, em tradução livre). Passe a escova várias vezes de baixo para cima. Além de estimular a circulação, ainda faz uma leve esfoliação.
A hora do banho é seu momento. Use-o para mimar seu corpo. Não é possível fazer isso todos os dias? Tente em alguns. Acenda uma vela aromática e coloque uma música agradável para tocar. No chuveiro (ou para as mais sortudas, na banheira), ensaboe a pele com sabonete líquido. Prefira os que contêm ativos hidratantes. Enquanto passa na pele, você aproveita a sensação de se cuidar. Depois de se enxugar, dá-lhe mais hidratante! Deu para entender que nunca é demais, não é?
O autocuidado gera bem-estar. E essa sensação pode ficar ainda mais completa com a aromaterapia. Além de usar óleos essenciais em cosméticos, como cremes, xampus e óleos corporais, também ajuda aplicar esses elementos no ambiente. Coloque-os num difusor ou borrife no quarto na hora de dormir ou em qualquer outro cômodo. Importante priorizar os óleos essenciais naturais. Os aromas mais relaxantes são lavanda, laranja e bergamota. Aproveite!
Fontes: Ana Carolina Clemente de Mauro, dermatologista clínica e cirúrgica, especializada em cosmiatria e laser na Clínica Horaios (SP), Ana Volpe, psicóloga com especialização em psicanálise pela USP (SP); Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab, e Renata França, esteticista, criadora do Miracle Touch (SP)
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/06/mae-10-coisas-que-voce-pode-fazer-por-voce-mesma.html