Wednesday, June 23, 2021

Ultrassom 3D pelo SUS: maternidade em Santa Catarina é a primeira a oferecer o exame de forma gratuita no Brasil

https://ift.tt/35KVDkR

A Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, é a primeira do país a oferecer às gestantes, de forma gratuita, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a possibilidade de fazer um ultrassom 3D durante o pré-natal.

+ Acesse conteúdo exclusivo de Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic no Disney+. Assine agora e assista a mais de 900 filmes e séries. Link patrocinado produzido por G.Lab para Disney+

Maternidade Carmela Dutra oferece ultrassom 3D pelo SUS desde o ano passado (Foto: Divulgaçáo/Secretaria de Saúde de Santa Catarina)

 

De acordo com a Secretaria da Saúde de Santa Catarina, o aparelho foi recebido pela maternidade por meio de uma emenda parlamentar impositiva, por isso não há planos de expansão do acesso ao exame a outras maternidades que atendem pelo SUS no estado.

Procurado pela reportagem da CRESCER, o Ministério da Saúde confirmou não ter em seus registros nenhum outro hospital que ofereça o ultrassom 3D a gestantes que fazem o pré-natal pelo SUS, em todo o país. Também não há projetos para a inclusão do exame na lista dos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, até o momento.

 

Em Santa Catarina, o acesso ao aparelho é oferecido desde dezembro de 2020 na Maternidade Carmela Dutra. Por conta da demanda, porém, nem todas as mulheres têm acesso ao exame, pois segundo o governo não existe marcação específica para o uso do 3D.

Para quê serve?

O aparelho 3D permite uma visualização do feto com mais clareza e nitidez, possibilitando a avaliação de possíveis malformações. Diferente da tradicional imagem realizada em preto e branco da ultrassonografia 2D — que tem apenas um ângulo —, a ultrassonografia em 3D apresenta três ângulos diferentes, adquirindo uma imagem tridimensional.

 

Na assistência particular, já é possível contar até com ultrassonografia 5D, que ajuda no mapeamento de possíveis síndromes e alterações fetais graças à riqueza de detalhes com que permite a avaliação do feto, mesmo que com pouco tempo de gestação.

Há também a oferta do 4D, que assim como o 3D também possui a imagem tridimensional, mas a quarta dimensão é o tempo, permitindo que se observe os movimentos do feto em tempo real. Já a ultrassonografia 5D agrega um efeito de sombra e profundidade, fazendo com que o tom de pele se aproxime da realidade.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/06/ultrassom-3d-pelo-sus-maternidade-em-santa-catarina-e-primeira-oferecer-o-exame-de-forma-gratuita-no-brasil.html