Filho, só nós na quadrilha junina de novo. Ano passado, não imaginava que ainda estaríamos nessa. Quer dizer, não imaginava nada. Tudo tão incerto. Ainda é. Mas agora vejo com mais clareza o sentido de manter os rituais. Esta receita, por exemplo. Não é só uma tigela de curau. Pode ser a prova de que conseguimos preservar um pouco de doçura em tempos tão difíceis. E também um bocadinho de esperança.
Lembra que bonita era a festa junina da escola? As crianças andando com lanternas quando caía a noite, aqueles pratinhos gostosos que as famílias compartilhavam, a dança, a música, as prendas preparadas antes, em casa. Difícil era tirar você de lá. “Só mais um pouquinho, mãe!” Engraçado como tanta lembrança cabe no cheirinho de canela do curau.
Na escola nova, nem deu tempo de ter festa junina, eu sei. Agora, com a nossa mudança para o interior, outra escola nova. Como será a festa aqui? Hummm, já pensou nas comidas? Você sabe que a festa junina tem a ver com a celebração da colheita do milho? No ano que vem, vamos plantar milho na nossa hortinha. E fazer curau com ele, claro.
Por enquanto, me ajuda a peneirar o leite de coco? Como você está indo bem, filho. Nunca passei por uma pandemia, assim como você. Estamos juntos nessa. Não sei que lições vamos tirar disso. Sei que você perdeu tanto. Mas tanta gente perdeu tanto. Muito mais. E nós estamos aqui. Quem sabe ano que vem, o arraial não cresce novamente? Não vejo a hora de aumentar a receita do curau.
A pediatra Renata Aniceto, membro da Liga da Cozinha Afetiva e da Sociedade Brasileira de Pediatria, lembra que o uso do açúcar deve ser restrito a crianças a partir dos 2 anos. “Acima dessa faixa, ele deve ser limitado a datas comemorativas”, diz. Ela também recomenda cuidado aos alérgicos com o leite de vaca e a manteiga.
Segundo a pediatra, envolver os filhos no preparo dos alimentos pode ser uma experiência rica (claro, sob supervisão!). “Na cozinha, aprendemos química, participando da transformação dos ingredientes, matemática, quando se pensa em pesos e medidas, história e sobre cultura”, explica.
Ingredientes
- 100 gramas de coco ralado fresco ou
- ½ xícara de leite de coco
- 1 xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de fubá
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Canela para polvilhar
Modo de preparo
Bata no liquidificador o coco ralado e água quente suficiente para cobri-lo. Esprema a mistura em uma peneira fina para obter o leite. (Se for usar o leite de coco pronto, pode pular estes passos). Coloque em uma panela o leite de coco, o leite de vaca, o fubá e o açúcar. Mexendo sempre para não empelotar, esquente a mistura até ferver. Acrescente a manteiga, misture e desligue o fogo. Despeje o curau em tigelas e salpique com canela. Leve à geladeira para esfriar.
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2 porções
A partir de 2 anos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2021/06/curau-de-fuba-para-um-arraial-caseiro.html