Friday, June 25, 2021

Aquecedor no quarto das crianças: faz mal?

https://ift.tt/3gRKVz8

Com a chegada o inverno, os aquecedores voltaram a integrar os cômodos da casa, em especial os quartos. Eles podem ajudar a manter os ambientes confortáveis para uma boa e relaxante noite de sono, mas também podem ser vilões, ao ressecar o ar e oferecer riscos para as crianças. Para um bom uso do aquecedor são necessários alguns cuidados.

+ Acesse conteúdo exclusivo de Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic no Disney+. Assine agora e assista a mais de 900 filmes e séries. Link patrocinado produzido por G.Lab para Disney+

Cobertor (Foto: Kristin Vogt/Pexels)

 

O ideal é sempre manter uma bacia com água ou uma toalha molhada, próxima ao aquecedor e usar o aparelho apenas para elevar a temperatura do quarto - e depois desligar. Evite deixá-lo ligado a noite toda, porque isso resseca o ar.

“O ideal é ligar próximo do horário de adormecer, o que também ajuda no relaxamento do organismo, e, logo em seguida, desligar o aquecedor, pois o quarto vai ficar fechado e não vai haver renovação do ar. A pouca umidade [do ambiente] pode trancar o nariz e causar um despertar durante a noite”, explica o otorrinopediatra Vinicius Ribas, da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e do Hospital Otorrinos Curitiba.

 

“A associação dos aquecedores com umidificadores de ar pode ser útil”, reforça o também otorrinopediatra Rodrigo Guimarães Pereira, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). 

Ele aponta que, apesar do ar seco, o frio intenso durante a madrugada também pode prejudicar o organismo, em especial das crianças. “Nossa respiração depende de um ar aquecido e quem faz esse aquecimento é o nariz. Quando o ar é muito gelado, há um prejuízo, pois o organismo tem que criar muito calor para a passagem do ar. Crianças que têm sensibilidade ao frio vão sofrer muito mais quando respiram o ar gelado, então, o aquecimento do ar é útil, pois ajuda a respirar melhor, desde que mantidos estes cuidados contra o ressecamento", diz o especialista.

Por isso, segundo o pediatra, só é possível deixar o aquecedor ligado por mais tempo, se você ajustar o termostato para uma temperatura branda, entre 22°C, 23°C. "Mas é preciso avaliar a realidade de cada ambiente e de cada criança, a idade e se ela sai do berço sozinha durante a noite", aponta. 

Para evitar acidentes, prefira aquecedores sem lâmpadas incandecentes à mostra, que podem causar queimaduras. O cuidado com os pequenos deve ser constante. “Verifique a fiação, se o aparelho não está perto de cortinas ou tecidos, que possam gerar fogo, e mantenha uma boa circulação do ar durante o dia”, lembra Rodrigo.

 

Ar ressecado

O ar ressecado pelos aquecedores pode agredir as vias aéreas, acentuando processos de rinite ou inflamações do nariz. “Temos uma umidade necessária no nariz para que o sistema mucociliar, que movimenta os cílios microscópicos de dentro do nariz, funcione. Ele precisa de uma umidade relativa do ar mais alta”, explica o otorrinopediatra Vinícius Ribas.

“Quando o ar está muito ressecado, temos esta paralisia dos cílios ou a diminuição do batimento ciliar, o que leva à retenção do muco. Isso pode provocar congestão e até a diminuição da defesa do organismo, com a penetração de vírus e bactérias”, diz Ribas. “Para ajudar, o ideal é tomar bastante líquido e fazer lavagem nasal com soro fisiológico, que ajuda a equilibrar a umidade do nariz”, conclui. 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/aquecedor-no-quarto-das-criancas-faz-mal.html