A preocupação com o futuro dos filhos – principalmente em relação à educação dos pequenos – é o que leva 6% dos investidores brasileiros a procurarem por produtos que melhorem a rentabilidade. Os dados são da pesquisa mais recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Com o objetivo de descomplicar o mundo das finanças e ajudar os pais que desejam entrar no mundo das aplicações, o Valor Investe, novo site do Valor Econômico, traz notícias, análises e recomendações de especialistas sobre o que há de mais relevante no mercado financeiro, com linguagem leve e acessível.
“O avanço da tecnologia permitiu o surgimento de atores 100% digitais no mercado financeiro, com uma matriz de custo sensivelmente menor que a dos grandes bancos. Esse novo ambiente de negócios, combinado com taxas de juros e inflação em patamares bem inferiores a qualquer momento anterior da nossa história, cria um cenário inédito para os brasileiros investirem seu dinheiro”, diz Frederic Kachar, diretor-geral da Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico.
Além de oferecer recomendações de especialistas certificados sobre as melhores aplicações de acordo com cada momento e perfil de tolerância a risco, o Valor Investe disponibiliza uma área de ferramentas, na qual os pais poderão tirar dúvidas sobre as finanças pessoais, que precisam ser mais bem gerenciadas com a chegada de um filho. Nesta área, é possível verificar a melhor forma de se locomover na cidade – carro, táxi ou aplicativo — e estimar despesas com férias ou troca de carro, por exemplo. Com as ferramentas, o leitor também consegue escolher os investimentos mais rentáveis e ver como juntar o primeiro milhão.
“Se, por um lado, há mais oferta, concorrência e consequentemente tarifas mais baixas, por outro, os ganhos auferidos anteriormente com aplicações de risco muito baixo caem bastante, gerando a necessidade de os investidores se municiarem de muito mais informação e educação financeira para aproveitar o momento. Nesse contexto, queremos ser o destino único dos investidores antes de qualquer decisão sobre investimentos”, completa Kachar.
A navegação no Valor Investe é fácil e intuitiva, com as editorias separadas por temas de interesse, como “organize as contas”, “hora de investir”, “de olho no mercado” e “aposentadoria”, entre outros. A Morningstar, empresa referência em dados sobre investimento em todo o mundo, abastece o site com informações que irão gerar um ranking e um comparador de fundos. Outro diferencial do Valor Investe é a oferta de cursos sobre investimentos.
Para quem já está no mercado de investimentos e busca uma explicação mais aprofundada sobre aplicações específicas, como Tesouro Direto, fundos de investimento ou renda fixa, por exemplo, páginas internas reúnem esses conteúdos, com as últimas notícias relacionadas a cada tema.
“O brasileiro está cada vez mais consciente de que não tem mais ganho fácil no mercado financeiro e por isso tem que aprender a acompanhar suas aplicações. O Valor Investe vem atender essa demanda do mercado, com a mesma qualidade que marca o Valor Econômico”, afirma Vera Brandimarte, diretora de redação do Valor.
Outra fonte de informação para os novos investidores são os colunistas do Valor Investe. Na seção opinativa é possível encontrar textos e vídeos de nomes reconhecidos pelo mercado, como Vera Rita de Melo Ferreira, especialista em finanças comportamentais, Samy Dana, professor da FGV, Ana Leoni, superintendente de Educação da Anbima, Eduardo Amuri, autor do livro “Dinheiro Sem Medo”, e Hudson Bessa, professor universitário com 30 anos de experiência na indústria de fundos. Já Marcelo d’Agosto, consultor financeiro registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), será responsável por um blog no site.
“Tenho dito que, pensando numa ‘escala darwiniana’ do investidor, nossa missão é ajudar cada um, no estágio em que estiver, a dar o próximo passo”, conclui Fernando Torres, editor do Valor Investe.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Valor-Investe/noticia/2019/05/valor-investe-ajuda-pais-investirem-no-futuro-dos-filhos.html