Uma pesquisa recente da Universidade Brown (EUA) mostrou que a vitamina A, presente em leites e queijos, ovos, batata-doce e frutas como manga e mamão, desempenha um papel essencial no equilíbrio do microbioma intestinal e, por consequência, do sistema imune. Na casa de Lucca, 3, o garoto que está na capa da edição de abril, o cuidado com o que se põe no prato é diário. “Faço o máximo de comida saudável possível – sorvete de frutas, bolo de aveia e de cacau, tudo sem açúcar. E meu filho adora frutas, verduras e legumes. Brócolis e cenoura são os campeões”, diz a mãe, Jacira Franco, 40.
+ Seu filho não come legumes e verduras?
Ponto para a família Franco! Uma alimentação balanceada, que prioriza alimentos naturais como frutas, verduras e carnes magras é, sem dúvida, a base para uma vida saudável. “Diversos nutrientes, dos minerais às vitaminas, participam dos processos antioxidantes que protegem as células. Além disso, vale destacar que o organismo precisa de proteínas para desenvolver os anticorpos”, afirma o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi do Hospital Infantil Sabará (SP) e professor de pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Assim sendo, o que você põe no prato do seu filho influencia diretamente no conjunto de bactérias, sejam boas ou ruins, que vivem por ali, ressalta a pediatra especializada em gastroenterologia Márcia Wehba Cavichio, assessora médica do Fleury Medicina e Saúde. Tanto que, de acordo com a especialista, o microbioma de pessoas da mesma família, que tendem a se alimentar das mesmas coisas, é semelhante. “Nesse contexto, os alimentos in natura, por serem ricos em fibras, são mais indicados para o bom funcionamento do aparelho digestivo”, afirma. Mas ela também lembra de outro fator importante para a harmonia da flora intestinal: a sujeira.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/05/6-alimentos-que-melhoram-o-sistema-imune-do-seu-filho.html