Há alguns dias, a apresentadora e colunista da CRESCER, Rafa Brites, contou em suas redes sociais que o filho, Rocco, 2, havia comido ração. "Uma pequena consulta: o que fazer quando seu filho comeu a ração do cachorro? Grata", escreveu ela em um post.
Rapidamente, surgiram centenas de comentários. Na maioria deles, as mães brincaram com a situação:
"Questione-se se, realmente, existe a necessidade de oferecer o café da manhã à ele"
"É só dar risadas! kkkkk O máximo que vai acontecer é ele das umas latidinhas e nascer um rabinho"
"Já aproveita e explica pro cachorro a importância de dividir"
"Troca a ração do cachorro! Começa a oferecer granola, cereais, castanhas...rs"
"Aí você não sabe se liga pro pediatra ou pro veterinário"
+ Como estimular seu filho a cuidar do animal de estimação de acordo com a idade dele
Outras admitiram ter passado pela mesma experiencia:
"Aqui, já aconteceu, algumas vezes... Tá viva ainda. Qualquer coisa te falo"
"A minha come ração de cachorro e de gato. Outro dia peguei ela ao lado dos dogs, de 4, tentando comer igual. Ela só tem 1 ano e meio, mas acho que deve ser alguma dieta rsrs"
"Quando souber me avisa. Porque aqui, a minha não vai no pote, abre o saco! Gente deve ser uma delícia"
AFINAL, PODE FAZER MAL?
Brincadeiras à parte, segundo o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Sociedade Americana de Pediatria, não é recomendado deixar que seu filho coma a ração do animal. "A ração animal, embora muito bem feita, não tem o mesmo controle de qualidade dos alimentos oferecidos aos seres humanos e foi preparada para animais, pensando nas condições nutricionais e necessidades dos mesmos, podendo causar diarreias e mal estar em crianças", afirma. O pediatra explica ainda que os cachorros podem ter várias infecções e infestações - entre elas a giardíase - que pode ser passada facilmente para uma criança que come no mesmo pote que o animal. Entre as complicações, estão fortes dores abdominais.
Em caso de ingestão, a recomendação do especialista é fazer uma consulta ao pediatra. "O recomendado é fazer um exame de fezes e tomar vermífugo, se necessário", afirma. Por isso, a orientação para os pais é manterem as rações animais longe do alcance das crianças.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/05/o-que-fazer-quando-seu-filho-comeu-racao-do-cachorro-pergunta-rafa-brites.html