Infecções de ouvido podem ser difíceis de identificar em crianças, principalmente entre as que ainda não falam. Você pode até perceber que o pequeno está chorando mais do que o comum e demonstrando irritabilidade, mas como saber a origem do problema? Para resolver a questão, pesquisadores da Universidade de Washington (Estados Unidos) criaram um aplicativo para smartphone capaz de detectar fluido no ouvido médio, um precursor comum das infecções de ouvido.
Para usar o aplicativo, além do celular é preciso de um pedaço de papel no formato de um funil (a parte menor deve ser posicionada no ouvido da criança e a maior no microfone do dispositivo). O programa então faz com que o telefone emita um som diretamente no canal auditivo do pequeno e, usando um algoritmo para interpretar a reverberação das ondas sonoras, identifica se o ouvido médio está limpo ou obstruído.
“De certa forma é como tocar levemente uma taça de vinho”, disse em nota Justin Shan, um dos criadores do aplicativo. “Dependendo de quanto líquido estiver no recipiente, você obterá um som diferente. No nosso caso, não estamos tocando, mas enviando sons e usando uma máquina para analisar o retorno que recebemos quanto à presença de líquido”.
O aplicativo já foi testado em 53 crianças de 18 meses até 17 anos que buscaram atendimento no Hospital da Criança em Seattle (Estados Unidos). O algoritmo identificou corretamente a presença de fluido em 85% dos casos. Nos bebês de até 18 meses, a taxa de acerto foi ainda maior, de 90%. De acordo com os pesquisadores, a precisão do aplicativo é equivalente a dos instrumentos profissionais usados atualmente pelos médicos.
Os pesquisadores esperam que o aplicativo diminua os custos das consultas e o tempo que se demora para diagnosticar infecções de ouvido. A expectativa é de que o programa esteja disponível no mercado no fim do ano.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/05/pesquisadores-criam-aplicativo-capaz-de-identificar-fluido-no-ouvido.html