Friday, May 24, 2019

Se o seu bebê engasgar, você saberia o que fazer?

Ter conhecimento sobre manobras de primeiros socorros pode salvar vidas (Foto: Getty)

 

Assim que um bebê adquire firmeza e coordenação para segurar um objeto, a primeira coisa que ele faz é levá-lo até a boca, não é? É dessa forma que ele aprende a diferenciar texturas e sabores. Logo depois, vem a fase da introdução alimentar e aí é preciso ficar atento aos pedacinhos de alimentos.

O fato é que, nessa fase, qualquer mínimo objeto pode representar um risco enorme. Por outro lado, é muito difícil limitar a curiosidade e, consequentemente, as descobertas de uma criança. Mas saiba que, a qualquer momento, você pode ser surpreendido por um engasgo acidental. Por isso, ter conhecimento sobre como agir pode ser determinante. De acordo com a cartilha da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (SP), há dois tipos de engasgo. Entenda cada um deles e saiba quais são as manobras recomendadas com crianças de até um ano de idade.

Ingestão de objetos por crianças com menos de 6 anos quase dobrou em 20 anos

ENGASGO PARCIAL

O engasgo parcerial é quando as vias respiratórias não estão completamente obstruídas, isto é, ainda há uma passagem de ar. Nesse caso, a criança chora, fica agitada, ofegante, com respiração rápida, apresenta uma tosse rouca e/ou chiado no peito.

O que fazer? Em primeiro lugar, matenham a calma. Segure o bebê no colo em posição confortável, virado de frente para você e ligue imediatamente para a emergencia (SAMU 192 ou Bombeiros 193). Na maior parte das vezes, ao tossir, a criança consegue expelir o que provocou o engasgo. Jamais use os dedos para tentar retirar o objeto, pois você pode empurrá-lo ainda mais fundo, piorando a situação. Também não sacuda a criança. 

Bebê engasga com peça do mordedor e é salvo por desconhecido

ENGASGO TOTAL

Quando o objeto ou alimento obstrui completamente a passagem do ar, a criança não consegue falar, nem tossir ou chorar e começa a ficar com lábios arroxeados. O bebê ainda pode ficar "molinho" por causa da falta de ar. Por mais desesperador que seja o quadro, é preciso manter a calma e ajudar a criança a desengasgar. 

O que fazer? Ligue para a emergencia (SAMU 192 ou Bombeiros 193) e não tente retirar o objeto com os dedos. Enquanto espera socorro, você pode tentar as seguintes manobras:

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

Se, após as manobras, o bebê chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou e sua cor voltará ao normal. No entanto, se ele continuar engasgado e consciente - tentanto respirar - repita as manobras acima. Mas se ele perder a consciência e ficar sem reação, prossiga conforme as orientações abaixo.

Colares e pulseiras de dentição: especialistas americanos alertam sobre riscos

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

 

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

O que fazer quando seu bebê engasgar? (Foto: USP)

 

Enquanto estiver realizando as manobras, é importante saber que a cada um minuto, você deve fazer no mínimo 100 e no máximo 120 compressões. Após cada compressão, deixe o peito do bebê voltar a posição inicial para que o coração possa se encher se sangue.

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Seguranca/noticia/2019/05/se-o-seu-bebe-engasgar-voce-saberia-o-que-fazer.html