Tuesday, May 21, 2019

"Seria louca de sugerir ao meu marido que eu receba um 'salário' por cuidar do nosso filho?", pergunta mãe

Tristeza da mãe depois do parto (Foto: Shutterstock)

 

 

 

Muitas vezes, quando os filhos chegam, o casal decide que o melhor a fazer é um dos dois parar de trabalhar. Com muito mais frequência, o papel de cuidar da casa e da rotina das crianças acaba sendo da mulher. Mas mesmo que seja uma medida temporária, nem sempre um dos dois fica satisfeito. 

Uma mãe que está nessa situação foi até o fórum online Reddit para pedir um conselho. Ela conta que quando teve o primeiro filho, ela e o marido decidiram que o melhor seria ela ficar em casa - já que seu salário era bem inferior ao dele. No início, deu certo. Mas depois, ela começou a se sentir desconfortável com a situação.

"Agora há muitas coisas que eu quero mudar, mas não sei como, especialmente quando se trata de finanças, pois eu sinto que não tenho poder. Meu marido ganha um bom dinheiro, mas ele é muito mesquinho sobre os gastos não essenciais, porque ele quer ser financeiramente independente (sem emprego, ganhos de investimentos). Ele era assim quando eu o conheci, mas eu também tinha meu próprio salário na ocasião para fazer o que eu queria. Eu sou mais solta com o meu dinheiro porque eu gosto de comer fora, sair com os amigos, ir às compras, etc.

Bem, agora que eu fico em casa, temos mini lutas toda vez que eu quero comprar qualquer coisa acima de US $ 150 (que é o limite que ele define que precisa de uma "conversa"). Isso significa que se eu sair para comprar roupas, maquiagem, almoço ou pequenas guloseimas e o valor for superior a US $ 150, eu preciso ligar para ele antes e falar sobre o que estou comprando. Parece extremamente restritivo e francamente humilhante. Ele gasta tão pouco em si mesmo que, para mim, parece que estou gastando todo o dinheiro comigo todo mês.

Eu tenho conversado com minha irmã que também fica em casa, e ela diz que ela e seu marido têm um acordo em que ela 'paga' por creches e serviços domésticos. Essencialmente, ela 'recebe' alguns milhares por mês para gastar com o que ela quer. No momento, ela diz que recebe cerca de US $ 3.500 por mês, porque isso custaria a eles contratar uma babá onde moram. É um pouco mais barato onde moramos, então eu não pediria tanto, mas eu seria louca de sugerir um acordo semelhante com meu marido para não precisar implorar por dinheiro toda vez que eu quero comprar algo não essencial para mim?"

+ Trabalhar pela internet: mães contam como ganham dinheiro em casa

A postagem recebeu aproximadamente mil comentários. E, é claro, as opiniões são as mais diversas. "É louco receber o salário de uma babá por cuidar do seu próprio filho", criticou uma. "E ele também deve receber o salário mínimo se ele fizer um trabalho no quintal ou consertar algo em torno de casa em seu tempo livre?", provocou outro.

Já alguns defendem que ela deve reivindicar um "salário". "A ideia de que ela merece alguma independência financeira como mãe que fica em casa é inteiramente válida", escreveu uma pessoa. "Ela está se sacrificando também: perspectivas de emprego, independência, segurança, aposentadoria pessoal, para que ele possa ter a vida que deseja. Definitivamente, ela deveria receber alguma coisa", completou outra.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Financas/noticia/2019/05/seria-louca-de-sugerir-ao-meu-marido-que-eu-receba-um-salario-por-cuidar-do-nosso-filho-pergunta-mae.html