Um estudo recente da Universidade de Londres, feito com 20 mil famílias, apontou que as crianças cujas mães trabalham fora têm mais tendência a ser sedentárias, a comer alimentos pobres em nutrientes e a ficar mais de três horas por dia em frente à TV. “De fato, o cuidador tem associação direta no impacto de como e quanto a criança come. E ela precisa de supervisão para se alimentar, já que não pode escolher sozinha o que é melhor”, diz a nutricionista Adriana Sevilha Gandolfo, coordenadora clínica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (FMUSP). Se você trabalha fora, confira algumas dicas para cuidar melhor da alimentação do seu filho:
1 - Mesmo que os pais fiquem o dia todo fora, eles precisam saber como é a rotina alimentar do filho e, principalmente, limitar ao máximo a compra de alimentos não saudáveis.
2 - Monitore dentro e fora de casa: acompanhe o cardápio da escola e procure cozinhar junto com seu filho no fim de semana.
3 - Evite oferecer doces ou sobremesas como recompensa.
4 - Seja paciente ao apresentar novos alimentos ao seu filho. Às vezes, ele precisa de tempo para se acostumar aos sabores diferentes... Faça das refeições um momento agradável em família.
5 - Seu filho gosta de chocolate? Em vez de liberar a guloseima apenas nos finais de semana – o que pode causar ansiedade, com chance de se tornar compulsão – ofereça uma pequena porção (um quadradinho basta) no dia em que seu filho pedir. Assim, ele cria uma relação de prazer e não sofre até ganhar o doce.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2019/05/5-dicas-para-cuidar-da-alimentacao-do-seu-filho-mesmo-de-longe.html