Documentos
Os portos funcionam como um aeroporto e, na hora do embarque, você precisa apresentar documentos (passaporte e/ou visto, dependendo do país de destino, ou apenas RG, em roteiros nacionais). Filhos de 0 a 18 anos, que viajam sem um dos pais, precisam da autorização obtida no site da Polícia Federal.
Malas
Geralmente você despacha como no aeroporto. Mas, detalhe, só vai encontrá-la no final da tarde ou à noite, na porta da cabine. Por isso, é sempre bom levar uma muda de roupa na bagagem de mão para uma urgência. Você também deverá deixar a mala pronta na noite anterior ao desembarque, na frente do quarto, para que ela seja levada por um carregador.
+ Manual de viagem de avião com crianças
Embarque
Você passará pela Polícia e Receita Federal. Por isso, bolsas e bagagens de mão passarão por esteira e detector de metais, como no aeroporto.
Bebidas alcoólicas
Na maioria dos cruzeiros, as bebidas, principalmente alcoólicas, são pagas à parte. Muitas vezes, acaba sendo mais vantajoso comprar um pacote pré-pago que inclua cervejas, vinhos e demais drinques.
Festas temáticas
Do pirata, do vermelho, do branco, do comandante ou caribenha... são muitas! Em geral, na programação do navio há alguma festa especial e, para você não se sentir um estranho no ninho, vale levar ou improvisar um figurino para a ocasião.
Gorjeta
A maioria dos funcionários do navio complementa os seus salários com gorjetas. Então, prepare-se, porque no final da viagem você vai receber um ou vários envelopes para deixar uma gentileza para as pessoas que atenderam sua família durante todo o roteiro.
+ 4 dicas para ensinar educação financeira ao seu filho - e elas não têm nada a ver com matemática
Idioma
Quem tem medo de embarcar em um cruzeiro internacional por não falar outra língua, a não ser o português, pode ficar tranquilo, porque até nos navios que navegam fora do território brasileiro há sempre funcionários que entendem português ou espanhol.
Enjoos
Esse é o maior drama de quem faz viagens marítimas. Mas lembre-se que os transatlânticos chacoalham bem menos do que lancha, catamarã ou qualquer outro barco pequeno. De qualquer forma, converse com o pediatra e/ou seu médico para que indique remédios para a sua família não sofrer com desconfortos.
Atendimento médico
O navio possui um centro médico. A equipe geralmente conta com clínico geral e enfermeiros, que ajudam os passageiros a lidar com imprevistos em qualquer horário. Mas vale levar os medicamentos do seu filho prescritos pelo pediatra.
Segurança
Antes de o navio começar a navegar, é feito um treinamento de segurança obrigatório, com todos a bordo. Você vai se dirigir a uma área específica da embarcação e receber instruções de como agir em caso de acidente.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2019/05/10-dicas-para-quem-nunca-viajou-em-um-cruzeiro.html