Tuesday, May 14, 2019

Novo teste deve prever se criança será obesa até os 10 anos de idade

A obesidade das crianças pode estar ligada à percepção das mães (Foto: Thinkstock)

 


 

A obesidade infantil está entre as principais preocupações dos especialistas em saúde, já que crianças obesas, geralmente se tornam adultos obesos com grandes chances de desenvolver problemas de saúde como doenças do coração e diabetes. Mas e se fossemos capazes de prever quais bebês têm maior predisposição de engordar? Pois, é exatamente isso que um grupo de pesquisadores holandeses está fazendo. 

A ferramenta já existe e pode prever se uma criança de um ano ficará com sobrepeso quando tiver entre 10 e 12 anos. Ela funciona a partir de informações simples sobre a própria criança e seus pais, e foi construída por cientistas do Centro Médico de Amsterdã, na Holanda, com base em 7.810 crianças, das quais mais de um quarto estavam com sobrepeso.

POR QUE AS CRIANÇAS ENGORDAM?

Segundo os especialistas, um bebê cuja mãe sofreu diabetes gestacional tem 81% mais chances de ter excesso de peso. Outros fatores de risco incluem um pai com excesso de peso ou mãe pré-gestante. Uma mulher com açúcar elevado no sangue, através da placenta, também pode tornar o corpo do bebê mais propenso a armazenar gordura. Já os pais com excesso de peso podem transmitir hábitos alimentares pouco saudáveis aos seus filhos.

Outros fatores incluem o peso ao nascer e o peso comparado ao seu comprimento. Os meninos têm cerca de um quinto a mais de chance de terem excesso de peso entre 10 e 12 anos, se comparados as meninas. Outro grande problema são os hábitos alimentares.

Estudos apontam que quase nove em cada 10 crianças comem muito açúcar. A Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição 2011-2014, dos Estados Unidos, analisou dados de mais de 800 bebês e crianças entre 6 e 23 meses, e revelou que as crianças com menos de 2 anos chegam a consumir mais açúcar do que o permitido para um adulto.

NOVA FERRAMENTA PARA EVITAR OBESIDADE

E é aqui que entra esse novo teste. Os cientistas dizem que com pelo menos doze informações ele é capaz de prever se a criança terá excesso de peso entre dez e 12 anos, com 70% de precisão. "Se todas as pistas forem seguidas e o ganho de peso apontar para a obesidade, os pais devem ser informados e ajudados a evitá-lo", explica Tam Fry, presidente do Fórum Nacional de Obesidade.

“Os bebês podem ser programados no útero para se tornarem obesos devido a condições como diabetes, e as diferenças no estilo de vida podem torná-los obesos. Se podemos prever isso, podemos discutir padrões de alimentação e atividade física com os pais. É muito mais fácil desenvolver hábitos saudáveis ​​em uma criança que ainda não está acima do peso. É mais difícil fazer as crianças mais velhas perderem o peso", completa a doutora Tanja Vrijkotte, do Centro Médico de Amsterdã, que ajudou a elaborar o teste. Os pesquisadores esperam que o aplicativo de celular já esteja disponível aos pais nos próximos anos, mas ainda não há uma data definida.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/05/novo-teste-deve-prever-se-crianca-sera-obesa-ate-os-10-anos-de-idade.html