"Se eu soubesse desses efeitos fitoterápicos da maconha há 14 anos atrás, eu poderia ter livrado a minha filha das sequelas que ela tem hoje". Esse é um dos diversos relatos do documentário brasileiro "Estado de Proibição", que será lançado nesta quarta-feira (29), as 16h30, através das redes sociais.
Idealizado pelo Núcleo de Cannabis da Plataforma Brasileira de Política de Drogas - uma rede de ONGs e pesquisadores que defendem a legalização das drogas - e produzido em parceria com a Panama FiPanAm Club, ele traz a história de mulheres que desafiam a lei para cultivar maconha para tratamento medicinal, assim como mães que perderam seus filhos para a violência, associada à proibição das drogas. A ideia é mostrar os diversos efeitos da proibição.
No Brasil, o tema ainda é polêmico. Porém, o país tem avançado no debate sobre o uso medicinal de maconha. Em novembro do ano passado, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um projeto de lei que permite o plantio para uso terapêutico, contanto que haja prescrição médica. O texto ainda deve ser avaliado pela Comissão de Cidadania e Justiça da Câmara. Enquanto isso, algumas famílias entram na Justiça para conseguir o direito de cultivar maconha para garantir o tratamento.
Confira, abaixo, uma prévia do documentário (se não conseguir visualizar, clique aqui).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/05/curta-brasileiro-mostra-realidade-de-maes-que-desafiam-lei-para-cultivar-maconha-para-uso-medicinal.html