Saturday, May 18, 2019

No quarto da maternidade: da decoração do ambiente às dicas para lidar bem com as visitas

maternidade; visita; recém-nascido; pais; bebês; bebê; avós (Foto: Thinkstock)

 


Quando minhas amigas grávidas me ligavam para falar sobre o quarto de maternidade, por eu trabalhar com decoração, bem ingênua, eu pensava: Ah, que legal! Querem dicas do que levar para enfeitar, qual tem a melhor suíte, o que levar para colocar na porta, quais são as opções de lembrancinhas ou até mesmo aquela listinha básica de como montar a mala do bebê... Ledo engano! Isso elas deixavam para perguntar para o senhor Google. Comigo o assunto sempre foi um papo mais direto e reto mesmo. O que elas queriam mesmo era saber como lidar com visitas não tão desejáveis assim, daquelas que passam um pouco do ponto e não entendem que ali, naquele quarto de maternidade, está uma mãe exausta, que acabou de ter bebê, e um serzinho que acabou de chegar ao mundo. O foco da família está no bebê, o astro da festa, que nesse momento precisa criar uma ligação com seu núcleo principal.

+ 3 dicas para organizar a cômoda do bebê

Mas, por incrível que pareça, na maternidade as pessoas esquecem disso. É um tal de foto para lá, colo para cá. E tudo o que a mãe recém-parida deseja nessas horas é colocar um basta nas situações desagradáveis. Mas, como ela vai fazer isso sem gerar um climão? Depois de 3 partos, eu criei a minha própria lista de bons modos e o que fez diferença para eu me sentir confortável no quarto da maternidade. E vou compartilhar com vocês a minha dica de ouro: eleja os guardiões do quarto. Como assim? Explico agora: 

Guardiões do quarto

1. Escolha guardiões do seu quarto: sua mãe, sua sogra, seu marido... Eu combinei com os 3 que não queria ninguém mais do que 20 minutos no meu quarto. Eles tinham que ser fortes para falar “a Anny precisa descansar” - óbvio que parentes muito próximos podem quebrar essa regra.
2. Nunca deixae acordarem o bebê. Por mais louco que pareça, tem gente que pede para acordar o bebê, sem entender o quanto aquele soninho é sagrado. Nessas horas, entram em cena os guardiões. E a mãe evita as saias-justas com amigos e familiares. 
3. Amamentação? Hora de sair! No hospital você está conhecendo o seu bebê, o seu corpo e entendendo essa conexão que acaba de se formar. Então, na hora da amamentação, podem ficar no quarto apenas pessoas muito próximas e que você desejar ter por perto. 
4. Aprenda a dizer não. Simples, básico e forte. Seu filho, suas regras.

Composição do ambiente: dicas úteis
* Faça do quarto do bebê o mais aconchegante possível. Eu amei levar meu próprio lençol e travesseiro. Foi um detalhe super básico, mas que me fez sentir em casa. Veja se a sua maternidade permite isso.

* As opções de lembrancinhas são infinitas, mas sempre busco oferecer algum docinho embalado, seguindo a ideia de que a data não é uma festa, e sim algo rapidinho. Então, o convidado pode levar o docinho e comer depois! Outra sugestão é fazer algo que fique na memória dos amigos queridos e tenha alguma utilidade. Evite aquelas lembrancinhas sem nenhum propósito e que não terão utilidade alguma. 

Lembrancinha da maternidade (Foto: Pinterest)

 

* Para o tradicional enfeite da porta do quarto, há muitas possibilidades: das mais clássicas, com ursinhos de pelúcia, às mais moderninhas, feitas em papel e sempre combinando com o quarto do bebê em casa. Porque a ideia por aqui sempre foi levar o quadrinho da porta da maternidade para decorar o quarto oficial do pequeno!

Enfeite de porta da maternidade (Foto: Divulgação)

 

* E o que levar na mala? Existem aquelas mil listas de roupinhas para o recém-nascido e aí cada família segue o que mais gosta. Tricô, algodão, malha? Já experimentei de tudo! E para a mamãe,  roupas confortáveis com abertura na frente, para facilitar na hora de amamentar! Uma pantufinha sempre cai bem também, principalmente porque há grandes chances de você ficar com os pés inchados após o parto. 

Serviço completo. Não é bula de remédio. Mas tá valendo a leitura.
 

Anny Meisler (Foto: Divulgação)

 

Anny Burdman Meisler é mãe de Nick, 6 anos, Tom, 3, e Chiara, 1, e vive no mundo da decoração desde sempre. Depois da maternidade, tudo ficou mais colorido e ela mergulhou de cabeça nesse universo. Ideias de como montar o quarto dos sonhos, combinando a realidade com a fantasia dos nossos filhos, são com ela mesmo! Escreva para Anny pelo e-mail redacaocrescer@gmail.com.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Anny-Meisler-Decoracao/noticia/2019/05/no-quarto-da-maternidade-da-decoracao-do-ambiente-dicas-para-lidar-bem-com-visitas.html