Wednesday, May 15, 2019

"Não acho que a boa educação é ficar argumentando com uma criança que está pedindo algo absurdo durante horas", diz Antonio Prata

A menina que morava no chuveiro (Foto: Ubu Editora)

 

 

Além do banho, há outro momento de “só mais um tiquinhozinho” na sua casa?
A situação do só mais um tiquinho, tiquinhozinho, é geral, para todas as atividades, principalmente para a hora de dormir, porque eles assistem a um pouco de TV antes de deitar e, às vezes, é uma briga engraçada e carinhosa, outras, é uma treta.

Como você lida com essas ocasiões?
O livro tem uma coisa um pouco rosada, daquele pai que fica argumentando com a garota. Não acho que a boa educação é ficar argumentando com uma criança que está pedindo algo absurdo durante horas, com o chuveiro ligado. Eu negocio um pouquinho, mas uma hora eu tiro, esperneando. Criança tem que ouvir “não”.

Por que seus filhos odiaram o primeiro final?
Na primeira versão, a menina ficava para sempre no chuveiro. Eu achava que era uma coisa meio anarquista. Mas quando li para meus filhos, eles perguntaram: “Ela não vai mais à casa da vovó? À escola?”. E percebi que, para a criança, ficar morando num box não é legal. Reescrevi com o intuito de manter tudo no diálogo e no plano das ideias.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/05/nao-acho-que-boa-educacao-e-ficar-argumentando-com-uma-crianca-que-esta-pedindo-algo-absurdo-durante-horas-diz-antonio-prata.html