As crianças vão adorar esta brincadeira. A monotipia é uma técnica de impressão bem simples, que provoca efeitos imprevisíveis – e foi experimentada por grandes artistas, como Marc Chagall, Edgar Degas e Paul Klee. Dá para fazer com as crianças em casa, usando papel-carbono azul.
O resultado é incrível! Aline Abreu ensina o passo a passo:
1 - Fixe com fita-crepe as bordas de uma folha de papel-carbono sobre uma folha de cartolina, papel-cartão ou mesmo sulfite. Pode ser até papel usado, porque é apenas para firmar o carbono e criar uma espécie de moldura. A parte da tinta deve ficar virada para cima.
2 - Coloque uma folha de papel não muito grossa (tipo sulfite), de qualquer cor, desde que não seja escura, sobre a montagem.
3 - Peça para o seu filho usar uma caneta tampada ou o cabo de um pincel para fazer um desenho às cegas no papel. Em seguida, levante a folha e... surpresa! Veja como surgiu o desenho invisível!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Brincadeiras/noticia/2019/05/desenho-invisivel-feita-com-tinta-guache-monotipia-e-arte-e-brincadeira.html