No mundo inteiro, hoje, 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Brincar. Então, que tal separar um momento do dia para aproveitar com seus filhos? E não vale dizer que não tem tempo ou não lembro mais como se brinca. Meia hora de interação já é suficiente para ajudar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.
"Nas diferentes etapas da infância, são os jogos sociais, as músicas, as brincadeiras de faz-de-conta, de adivinhação ou adoleta que tornam os pequenos, conscientes e atentos às nossas vozes, expressões faciais, trocas de turno ou formação das palavras, aspectos muito importantes para o desenvolvimento de fala, linguagem e alfabetização", afirma a fonoaudióloga Lilian Kuhn, especializada em Audiologia, Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Portanto, reunimos aqui algumas sugestões de atividades lúdicas da especialista, de acordo com a idade do seu filho. Escolha uma e coloque em prática assim que chegar em casa. Não deixe esse dia passar em branco!
+ O fantástico mundo dos bebês: o desenvolvimento nos primeiros meses de vida
Bebês de 6 a 12 meses
Os pequeninos já têm boa interação social nesta fase e se deliciam brincando com as pessoas, sem precisarem de tantos materiais e/ou brinquedos. Vale brincar de “cadê – achou”, imitar bichinhos, cantar músicas sobre as rotinas diárias e também àquelas que envolvem as partes do corpo. Eles podem se interessar ainda por ginásios de atividades sensoriais, chocalhos macios, brinquedos com luzes e sons e que possam ir à boca.
Crianças de 12 a 18 meses
Nesta faixa etária, os bebês já estão começando a andar e falar e os brinquedos que envolvam a participação ativa deles são bem adequados, tais como: placas de encaixes, torres de montagem, músicas com coreografias e/ou com onomatopeias que se repetem. Vale lembrar que nesta fase eles estão iniciando o processo de comunicação com o adulto, então podemos fortalecer tal aspecto com brincadeiras que exijam uma brevíssima espera (que tal “1,2,3 e já”?).
Crianças de 18 a 24 meses
Tem repertório de brincadeiras funcionais básicas e preferem brinquedos e atividades que proporcionem sensações corporais (tato, visão, olfato, audição e paladar), de noção espacial e de coordenação motora.
Crianças de 2 a 3 anos
Como pequenas iniciantes, as crianças dessa idade podem se beneficiar de casinha, bonequinhos e bichinhos para uma brincadeira bem inicial de faz-de-conta e tudo mais que possa estimular a linguagem.
Crianças de 3 a 4 anos
Eles já estão bem independentes motoramente e com um bom repertório de linguagem, eles topam montar cenários com aqueles blocos plásticos coloridos e miniaturas de personagens, também curtem recontagem e invenção de histórias, além de corridas, bicicleta/triciclos.
Crianças de 4 a 5 anos
A partir dessa idade, os livrinhos são essenciais, mas se sugere que, desde muito cedo, as crianças tenham contato com o material escrito. Além disso, desenhos, pinturas, fantoches, fantasias são o suprassumo para eles!
Crianças acima de 5 anos
Linguisticamente fluentes, a partir dessa idade, as crianças vão curtir reunir a família em torno da mesa para jogos de tabuleiros, de competição e gincanas em equipe, brincadeiras de rimas. Que tal, “ler” uma receita de sobremesa para vocês prepararem juntos?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Brincadeiras/noticia/2019/05/dia-do-brincar-saiba-como-interagir-com-seu-filho-de-acordo-com-idade.html