Um vídeo mostrando a subida íngreme e cheia de obstáculo feita por um menino de 5 anos no penhasco de Sturall, na Irlanda, gerou polêmica nas redes sociais. O pequeno Luke Miller percorreu uma trilha traiçoeira de 800 metros até chegar ao topo do rochedo no dia 25 de abril.
O escalador profissional e pai de Luke, Iain Miller, de 48 anos, acompanhou o pequeno durante todo trajeto segurando-o através de uma corda. “No verão passado, Luke estava assistindo a um vídeo no YouTube em que apareço escalando um penhasco cercado por mar e disse que queria fazer isso também”, escreveu o pai ao compartilhar o vídeo com o filho em Sturall. “Durante o inverno, a escalada foi mencionada mais e mais vezes por Luke, por isso começamos a praticar escalando vários pequenos penhascos na Ilha Cruit. Esperamos por um dia ensolarado e sem vento para finalmente enfrentar o Sturrall”.
De acordo com Miller, o Sturrall é um dos penhascos mais espetaculares da Irlanda, e fica em um lugar “isolado” e “longe do mundo real”. “O topo do Sturrall é um lugar difícil de acessar. O Luke já tinha praticado em paredes de escalada e penhascos menores, mas o Sturral com certeza foi sua maior conquista até então. Apesar de o vídeo parecer perigoso, a subida foi bem segura graças a toda minha experiência em atividades desse tipo. Eu jamais colocaria uma criança de 5 anos em perigo”.
Nos comentários, porém, usuários discordaram da percepção de Iain, afimando que a aventura de pai e filho foi um risco desnecessário para o pequeno. “Loucura, se o pai escorregasse seriam duas vidas perdidas”, escreveu um deles. Enquanto outro rebateu: “Incrível, muito melhor do que ficar em casa preso a smartphones e tablets”.
Assista ao vídeo da escalada (se não conseguir visualizar, clique aqui):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/05/menino-de-5-anos-escala-penhasco-de-190-metros-com-ajuda-do-pai.html