No final da madrugada da última quarta-feira (29), uma gestante de 19 anos, moradora da cidade de Campinas (SP), deu à luz dentro de um carro do transporte por aplicativo UBER. O motorista foi chamado, porém não conseguiu chegar até a maternidade, como estava nos planos da gestante. A informação é do site Mundo Uber, que não revelou o nome da mãe. Vendo que o bebê estava prestes a nascer, o motorista parou o veículo em frente a um quartel (CPI-2) da Polícia Militar, na Avenida João Jorge, na Vila Industrial, e correu pedir ajuda aos policiais. Segundo informações do portal, os soldados foram até o veículo e constataram o rompimento da bolsa e a dilatação que indicava que o nascimento aconteceria em poucos minutos.
Quem ajudou ajudou a mãe durante o parto, que aconteceu no banco de trás do carro, foi o cabo Hudson Nascimento, que já trabalhou na área da saúde da PM. Após o parto, o corpo de Bombeiros chegou até o local com uma viatura do Resgate de Suporte Avançado e os levou para a Maternidade de Campinas. Lucas nasceu com 2.675 kg. Mãe e filho recenberam os cuidados necessários e passam bem.
O que fazer numa situação dessas?
Recentemente, publicamos o caso de uma bebê que nasceu num ponto de ônibus no centro de Guarapari (ES). Na ocasião, a equipe médica do Hospital Francisco de Assis, que atendou o caso, contou à CRESCER quais são as recomendaçõe que devem ser seguidas, tanto para a gestante quanto para quem estiver próximo dela num parto na rua. "A primeira orientação é manter a calma. O bebê vai sair de qualquer forma. Uma vez que ele saiu, a indicação é colocar o neném no colo da mãe, mantê-lo aquecido e chamar o serviço de emergência para que sejam encaminhados ao hospital o quanto antes." E sobre a preocupação com o cordão umbilical, os médicos disseram que "É importante destacar que não há necessidade de corta-lo. Ele automaticamente vai parar de jogar o sangue."
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/05/bebe-nasce-no-banco-de-tras-de-carro-da-uber-em-campinas-sp.html