Wednesday, May 8, 2019

Como ensinar responsabilidade digital às crianças

O que as crianças são capazes de fazer com um celular nas mãos? (Foto: Thinkstock)

 

A gente ensina a andar de bicicleta. Ensina a limpar a bunda. Ensina a lavar a louça e a atravessar a rua. A gente ensina conta armada, gramática, respeito aos animais e ao meio ambiente. A gente ensina um monte de coisas para as nossas crianças e cada dia que passa gente coloca mais algumas na lista do “precisa saber”.
Pois essa é a hora de colocar mais um item: responsabilidade digital. Nossos filhos nasceram neste mundo plugado em rede. Mal aprendem a ler e ja pedem pra ganhar um celular. O que significa estar online. Muitas vezes, antes disso, ganham um vídeo game ou usam o computador da casa e, quando vemos, estão falando com gente do outro lado do planeta.
E assim se faz urgente puxar o assunto. Porque não se trata de saber usar a tecnologia, isso eles fazem melhor que nós. Se trata de falar sobre ética online, saber ser integro neste mundo de anonimato, ódio e fake news.

+ Como criar filhos em tempos de cólera
Não são poucos os pais surpreendidos por uma foto sensual no perfil da filha pré-adolescente, ou pelo telefonema da mãe do amigo falando sobre uma coisa imprópria que o moleque de 10 anos enviou no grupo do whats.
Porque sim, eles nasceram todos youtubers e dominam as ferramentas como ninguém, mas cabe a nós, pais, cuidadores e educadores falar sobre a responsabilidade de ter um celular com internet na mão.
E a tarefa é árdua, porque com os novos tempos vem as novas formas de ver o mundo. Quando repreendi meu filho e um amigo por terem feito fotos do pinto na câmera digital veio a resposta: “é só uma parte do corpo. não precisa exagerar”. Não, meu amor, quem dera fosse só isso.

+ 5 coisas inacreditáveis que as crianças já fizeram com um celular nas mãos
A parte do corpo é o que está acoplado nele. A foto é uma outra coisa. Algo que ganha vida própria depois de digitalizada. Algo que envolve outras regras que não apenas aquelas que já falamos sobre não se deixar tocar e não tocar ninguém sem consentimento.
Responsabilidade digital é saber que uma foto pode se tornar um crime se descontextualizada e divulgada. Responsabilidade digital é saber que na intimidade digital dos outros não se futuca. É que amigo virtual é bacana, mas pode ser golpe. Agora a questão é: como passar essas coisas para os filhos sem causar pânico, ansiedade e, claro, sem dar ideia. Digo, sem deixá-los curiosos com o que há do outro lado, nas profundezas do anonimato?
E isso depende de cada família. De cada criança. Mas o importante é que ninguém perca de vista que este é um tópico fundamental e passar por ele nos fará uma sociedade melhor. Porque cada vez que um garoto espalha as fotos da ex namorada para se vingar, falhamos nessa missão.

+ As mães também choram

Lia Bock topo (Foto: Arquivo pessoal)

Lia Bock é jornalista, escritora e mãe de 4 crianças. É autora do Meu primeiro livro, um diário inclusivo para registro dos primeiros anos de vida e do Manual do mimimi, com crônicas sobre relacionamento. Também é colunista do UOL e editora da Plataforma Hysteria. Na sua casa todos podem riscar a parede e comer a sobremesa na frente da TV '-)



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Lia-Bock-Meus-filhos-minhas-regras/noticia/2019/05/como-ensinar-responsabilidade-digital-criancas.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!