Nesta segunda-feira, 1º de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. Por mais que algumas pessoas ainda tenham um pé atrás quando o veganismo está relacionado à alimentação infantil, por acreditar que a dieta leve à desnutrição, cada vez mais estudos apontam para as vantagens que ela pode trazer à saúde – e cada vez mais famílias optam por diminuir ou cortar totalmente o consumo de ingredientes derivados da carne no mundo.
A nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), afirma que desde que seja feito um controle anual das taxas de nutrientes no sangue e um acompanhamento regular com pediatras e nutricionistas, a dieta vegana traz, sim, benefícios como a prevenção de doenças crônicas e pode ser adotada em qualquer faixa etária.
Pensando nisso, a CRESCER separou quatro receitas deliciosas totalmente veganas para você testar em casa:
Ingredientes:
- 1 copo (americano) de lentilha
- ¾ copo (americano) de farinha de mandioca fina
- 1 cebola pequena picada
- 3 dentes de alho picados
- ½ xícara de manjericão picado
- Sal a gosto
- Noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Deixe a lentilha de molho na véspera. No dia seguinte, troque a água e cozinhe na panela de pressão por 20 minutos. Escorra, coloque em uma vasilha e amasse bem com um garfo. Acrescente a farinha de mandioca, a cebola, o alho, a salsinha, o manjericão, o sal, a noz moscada e misture bem. Forme com as mãos os hambúrgueres. Unte uma assadeira com óleo e leve para assar em forno quente, por cerca de 30 a 40 minutos. Ah, não se esqueça de virar na metade do tempo para dourar os dois lados.
Tempo de preparo: 50 min
Dificuldade: média
Idade indicada: a partir de 1 ano
Ingredientes
Bolinho:
- 1 xícara de chá de quinoa em grãos orgânica
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 400 g de abóbora cabotiá crua picada
- 1/2 xícara de chá de espinafre cozido picado
- 1 colher de sopa de semente de gergelim integral
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos ou farelo de aveia
- 1/4 de xícara de chá pimentão amarelo picado
- 1/4 de xícara de chá de cebola roxa picada
- 20 folhas de manjericão fresco picado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de chá de tomilho fresco picado
- 1/4 de colher de café de pimenta-do-reino preta em pó
Modo de preparo:
Lave os grãos de quinoa e cozinhe em duas xícaras de chá de água, em fogo baixo. Acrescente uma colher de chá de sal e cozinhe até secar completamente a água. Desligue e reserve. Leve a abóbora para assar em forno médio a 180°C em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino preta, cubra com papel-alumínio e deixe assar até ficar bem macia (cerca de 30 minutos). Quando estiver macia, amasse com um garfo na própria assadeira e reserve. Em uma tigela, misture todos os ingredientes (quinoa, abóbora, espinafre, gergelim, aveia e temperos) até formar uma massa firme. Unte uma assadeira grande com azeite. Molhe as mãos e passe um pouco de azeite nelas (isso evita que a massa grude muito nas mãos ao modelar os bolinhos). Faça bolinhos de 3,5 cm de diâmetro e vá distribuindo na forma. Leve para assar em forno médio a 180° por aproximadamente 25 minutos. Vire-as na metade do tempo para dourar por igual. Sirva com a maionese vegana de alcaparras.
Maionese vegana de alcaparras:
- 3 inhames pequenos picados sem casca
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 1/4 de xícara de chá de castanha-de-caju natural
- 2 colheres de sopa de suco de limão-tahiti
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 2 colheres de sopa de alcaparras em conserva
- 16 folhas de manjericão fresco picadas
- 1/4 de colher de café de pimenta-do-reino preta em pó
Modo de preparo:
Cozinhe os inhames em 500 ml de água com o sal até ficar bem macio. Quando cozinhar, escorra, coloque na água gelada e escorra novamente. Bata no processador todos os ingredientes, exceto uma colher de sopa das alcaparras e metade do manjericão picado. Reserve. Pique grosseiramente as alcaparras e misture com o manjericão e o creme reservados. Leve para a geladeira por 30 minutos e está pronto para servir.
Ingredientes
Massa:
- 320 g de farinha sem glúten (Utilize uma mistura pronta, feita com fécula de batata, fécula de mandioca ou farinha de arroz)
- 5 g de goma xantana
- 5 g de fermento em pó
- 2,5 g de bicarbonato de sódio
- 200 g de leite vegetal (amêndoas ou castanha)
- 70 g de óleo vegetal
- 15 g de vinagre de maçã
- 3 bananas nanicas grandes e maduras amassadas
- 200 g de açúcar demerara
Recheio:
- 100 g de açúcar demerara
- 200 g de leite de coco
Modo de preparo:
Junte a farinha, a xantana, o fermento e o bicarbonato. Reserve. Misture os ingredientes líquidos, a banana amassada e o açúcar. Junte tudo e misture até que fique homogêneo. Não bata excessivamente esta massa. Despeje em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro , untada com óleo e enfarinhada com farinha sem glúten ( a mesma que usou na receita).Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Para o caramelo, leve o açúcar demerara ao fogo baixo e deixe que derreta. Adicione o leite de coco com muito cuidado ( a mistura irá espirrar) e cozinhe em fogo baixo até que todos os cristais de açúcar se dissolvam. Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos antes de utilizá-lo. Depois que o bolo estiver assado, deixe esfriar 10 minutos, desenforme, cubra com o caramelo e sirva.
Observação: Caso não encontre a farinha sem glúten pronta, uma alternativa é fazer uma mistura em partes iguais de farinha de grão de bico, farinha de arroz e amido de milho.
Ingredientes
Sorvete:
- 2 xícaras de bananas congeladas
- 2 xícaras de morangos
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- ⅓ xícara de água
Modo de preparo:
Cozinhe as tâmaras por 5 minutos, cubra de agua e deixe ferver, depois bata no liquidificador parar virar um purezinho. Depois, pique os morangos e coloque em uma panela, junto com o purê de tâmara em fogo baixo, e tampe para ele soltar água. Atenção: fique sempre de olho para não queimar. Quando secar a água, amasse os morangos com um garfo e congele. Pegue a banana e a geleia congelada e bata no processador (é mais fácil do que usar o liquidificador). Coloque em uma forminha de sorvete de paletas e congele.
Rendimento: 2 paletas
Brigadeiro
- 2 inhames
- 1 colher (sopa) de cacau
- 1 xic (chá) de ameixas secas
- ¼ xic (chá) de água
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- ⅓ xic de água
Modo de preparo:
Cozinhe as ameixas por 5 minutos, cubra com água e deixe ferver. Depois, bata no liquidificador parar virar um purezinho. Bata tudo no liquidificador. Quando as paletas congelarem, recheie, coloque os palitos e leve ao freezer para finalizar o congelamento por pelo menos 1 hora. Depois sirva.
Se quiser comer o brigadeiro, como brigadeiro mesmo, leve à geladeira por duas horas e espere endurecer um pouquinho. Faça bolinhas, passe no granulado ou no chocolate branco vegano ralado e sirva. Conserve na geladeira.
Rendimento: 20 bolinhas
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Receitas/noticia/2021/11/dia-mundial-do-veganismo-4-receitas-deliciosas-sem-ingredientes-de-origem-animal.html