Tuesday, November 2, 2021

Dia Mundial do Veganismo: 4 receitas deliciosas sem ingredientes de origem animal

https://ift.tt/3nOGPdw

Nesta segunda-feira, 1º de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. Por mais que algumas pessoas ainda tenham um pé atrás quando o veganismo está relacionado à alimentação infantil, por acreditar que a dieta leve à desnutrição, cada vez mais estudos apontam para as vantagens que ela pode trazer à saúde – e cada vez mais famílias optam por diminuir ou cortar totalmente o consumo de ingredientes derivados da carne no mundo.

A nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), afirma que desde que seja feito um controle anual das taxas de nutrientes no sangue e um acompanhamento regular com pediatras e nutricionistas, a dieta vegana traz, sim, benefícios como a prevenção de doenças crônicas e pode ser adotada em qualquer faixa etária.

Pensando nisso, a CRESCER separou quatro receitas deliciosas totalmente veganas para você testar em casa: 

1. Hambúrguer de lentilha
Hambúrguer de lentilha (Foto: Getty Images)

 

 

Ingredientes:
- 1 copo (americano) de lentilha
- ¾ copo (americano) de farinha de mandioca fina
- 1 cebola pequena picada
- 3 dentes de alho picados
- ½ xícara de manjericão picado
- Sal a gosto
- Noz moscada a gosto

Modo de preparo:
Deixe a lentilha de molho na véspera. No dia seguinte, troque a água e cozinhe na panela de pressão por 20 minutos. Escorra, coloque em uma vasilha e amasse bem com um garfo. Acrescente a farinha de mandioca, a cebola, o alho, a salsinha, o manjericão, o sal, a noz moscada e misture bem. Forme com as mãos os hambúrgueres. Unte uma assadeira com óleo e leve para assar em forno quente, por cerca de 30 a 40 minutos. Ah, não se esqueça de virar na metade do tempo para dourar os dois lados.

2. Bolinho de abóbora com maionese
Aproveite para pedir ajuda às crianças na hora de fazer as bolinhas de massa do bolinho de quinoa (Foto: Divulgação)

 

 

 

Tempo de preparo: 50 min
Dificuldade: média
Idade indicada: a partir de 1 ano

Ingredientes

Bolinho:
- 1 xícara de chá de quinoa em grãos orgânica
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 400 g de abóbora cabotiá crua picada
- 1/2 xícara de chá de espinafre cozido picado
- 1 colher de sopa de semente de gergelim integral
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos ou farelo de aveia
- 1/4 de xícara de chá pimentão amarelo picado
- 1/4 de xícara de chá de cebola roxa picada
- 20 folhas de manjericão fresco picado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de chá de tomilho fresco picado
- 1/4 de colher de café de pimenta-do-reino preta em pó

Modo de preparo:
Lave os grãos de quinoa e cozinhe em duas xícaras de chá de água, em fogo baixo. Acrescente uma colher de chá de sal e cozinhe até secar completamente a água. Desligue e reserve. Leve a abóbora para assar em forno médio a 180°C em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino preta, cubra com papel-alumínio e deixe assar até ficar bem macia (cerca de 30 minutos). Quando estiver macia, amasse com um garfo na própria assadeira e reserve. Em uma tigela, misture todos os ingredientes (quinoa, abóbora, espinafre, gergelim, aveia e temperos) até formar uma massa firme. Unte uma assadeira grande com azeite. Molhe as mãos e passe um pouco de azeite nelas (isso evita que a massa grude muito nas mãos ao modelar os bolinhos). Faça bolinhos de 3,5 cm de diâmetro e vá distribuindo na forma. Leve para assar em forno médio a 180° por aproximadamente 25 minutos. Vire-as na metade do tempo para dourar por igual. Sirva com a maionese vegana de alcaparras.

Maionese vegana de alcaparras:
- 3 inhames pequenos picados sem casca
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 1/4 de xícara de chá de castanha-de-caju natural
- 2 colheres de sopa de suco de limão-tahiti
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 2 colheres de sopa de alcaparras em conserva
- 16 folhas de manjericão fresco picadas
- 1/4 de colher de café de pimenta-do-reino preta em pó

Modo de preparo:
Cozinhe os inhames em 500 ml de água com o sal até ficar bem macio. Quando cozinhar, escorra, coloque na água gelada e escorra novamente. Bata no processador todos os ingredientes, exceto uma colher de sopa das alcaparras e metade do manjericão picado. Reserve. Pique grosseiramente as alcaparras e misture com o manjericão e o creme reservados. Leve para a geladeira por 30 minutos e está pronto para servir.

 

 

 

3. Bolo de banana com caramelo de coco
Bolo de banana (Foto: CRESCER)

 

 

Ingredientes

Massa:
- 320 g de farinha sem glúten (Utilize uma mistura pronta, feita com fécula de batata, fécula de mandioca ou farinha de arroz)
- 5 g de goma xantana
- 5 g de fermento em pó
- 2,5 g de bicarbonato de sódio
- 200 g de leite vegetal (amêndoas ou castanha)
- 70 g de óleo vegetal
- 15 g de vinagre de maçã
- 3 bananas nanicas grandes e maduras amassadas
- 200 g de açúcar demerara

Recheio:
- 100 g de açúcar demerara
- 200 g de leite de coco

Modo de preparo:
Junte a farinha, a xantana, o fermento e o bicarbonato. Reserve. Misture os ingredientes líquidos, a banana amassada e o açúcar. Junte tudo e misture até que fique homogêneo. Não bata excessivamente esta massa. Despeje em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro , untada com óleo e enfarinhada com farinha sem glúten ( a mesma que usou na receita).Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Para o caramelo, leve o açúcar demerara ao fogo baixo e deixe que derreta. Adicione o leite de coco com muito cuidado ( a mistura irá espirrar) e cozinhe em fogo baixo até que todos os cristais de açúcar se dissolvam. Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos antes de utilizá-lo. Depois que o bolo estiver assado, deixe esfriar 10 minutos, desenforme, cubra com o caramelo e sirva.

Observação: Caso não encontre a farinha sem glúten pronta, uma alternativa é fazer uma mistura em partes iguais de farinha de grão de bico, farinha de arroz e amido de milho.

4. Paleta vegana de morango com recheio de brigadeiro

 

Paleta vegana de morango (Foto: CRESCER)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

Sorvete:
- 2 xícaras de bananas congeladas
- 2 xícaras de morangos
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- ⅓ xícara de água

Modo de preparo:
Cozinhe as tâmaras por 5 minutos, cubra de agua e deixe ferver, depois bata no liquidificador parar virar um purezinho. Depois, pique os morangos e coloque em uma panela, junto com o purê de tâmara em fogo baixo, e tampe para ele soltar água. Atenção: fique sempre de olho para não queimar. Quando secar a água, amasse os morangos com um garfo e congele. Pegue a banana e a geleia congelada e bata no processador (é mais fácil do que usar o liquidificador). Coloque em uma forminha de sorvete de paletas e congele.

Rendimento: 2 paletas

Brigadeiro

- 2 inhames
- 1 colher (sopa) de cacau
- 1 xic (chá) de ameixas secas
- ¼ xic (chá) de água
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- ⅓ xic de água

Modo de preparo:
Cozinhe as ameixas por 5 minutos, cubra com água e deixe ferver. Depois, bata no liquidificador parar virar um purezinho. Bata tudo no liquidificador. Quando as paletas congelarem, recheie, coloque os palitos e leve ao freezer para finalizar o congelamento por pelo menos 1 hora. Depois sirva.

Se quiser comer o brigadeiro, como brigadeiro mesmo, leve à geladeira por duas horas e espere endurecer um pouquinho. Faça bolinhas, passe no granulado ou no chocolate branco vegano ralado e sirva. Conserve na geladeira.

Rendimento: 20 bolinhas

 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Receitas/noticia/2021/11/dia-mundial-do-veganismo-4-receitas-deliciosas-sem-ingredientes-de-origem-animal.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...