Uma garrafa contendo uma mensagem escrita por crianças em idade escolar há 36 anos foi encontrada em um rio no norte do País de Gales. A descoberta foi feita por uma família que caminhava ao longo das margens do rio Clwyd, em Denbigshire. Ela estava presa em galhos à beira do rio.
Inicialmente, a família pensou que a garrafa de plástico era apenas lixo e a pegou para jogar fora. Foi quando viram o bilhete dentro, relatou o Daily Post. "Ficamos muito animados quando vimos o pedaço de papel e percebemos que poderia haver uma mensagem dentro, porque esse tipo de coisa só acontece em livros ou filmes. É como se o sonho de uma criança se tornasse realidade e meus filhos mal podiam esperar para abri-lo e ver o que havia dentro", contou a mãe, Cat Hibbert.
+ Menino, de 6 anos, encontra dente de mastodonte nos EUA
Os pequenos Steffan, 4, Sophie, 5, Rowan, 7, e Isabel, 8, ajudaram a encontrar a garrafa. Mas a família teve que esperar até chegar em casa para conseguir tirar a mensagem de dentro do plástico. A carta surpreendente estava datada de 4 de dezembro de 1985 e foi escrita por crianças de uma cidade mais ao norte do País de Gales, chamada Prestatyn. "Assim que li a carta soube que havíamos encontrado algo muito especial. Pensar que foi escrito por crianças em idade escolar há tantos anos é incrível", disse a mãe.
Chamou atenção o fato de a carta, escrita em inglês de um lado e em galês do outro, estar tão bem preservada depois de mais de três décadas. A mensagem dizia: "Caro descobridor, deixamos cair esta garrafa na floresta Clocaenog. Faça a gentileza de enviar uma carta ou telefonar para o número 3019 para avisar que você a encontrou. Obrigado, em nome das crianças no padrão 3 e 4".
Agora, os sites britânicos estão pedindo para quem escreveu o bilhete entrar em contato. Segundo o Mirror, além da data no topo do texto, existem outras pistas que reafirmam que a carta não foi escrita recentemente. A primeira delas é o fato de o número de telefone ter apenas quatro dígitos, já que os números no Reino Unido começaram a mudar para cinco ou seis dígitos na década de 1980. Além disso, as crianças também escreveram que estavam no "padrão três e quatro", que hoje se acredita ser o quinto e o sexto ano escolar.
Outro indício é que a garrafa de plástico foi encontrada às margens do rio Clwyd, em Melin y Wig, que fica a cerca de 10 quilômetros da floresta Clocaenog, onde ela deve ter começado sua jornada, em 1985. A mãe disse que ficou pensando onde a garrafa esteve durante todo esse tempo. Ela disse que os filhos estão "desesperados" para entrar em contato com os alunos da escola que deixaram a garrafa lá, anos atrás. "Postei nas redes sociais para tentar encontrar alguém que possa estar envolvido. Seria maravilhoso saber mais sobre ela e seria ótimo para as crianças da escola agora se envolverem e aprenderem sobre a história", finalizou.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/irmaos-encontram-garrafa-com-carta-escrita-por-estudantes-em-1985.html