Diversos amigos prestaram homenagens e deram as condolências ao filho do ex-astro do rúgbi da África do Sul e vencedor da Copa do Mundo de Rúgbi de 2007, Jannie du Plessis. Nesta terça-feira (16), dia em que comemorava 39 anos, seu filho de apenas 1 ano se afogou tragicamente. Segundo o site Mirror, o incidente aconteceu na casa da família do atleta.
O ex-aluno do Springboks, Toks van der Linde, foi um dos primeiros a anunciar a notícia do acidente e tuitou uma foto de Du Plessis segurando seu filho falecido ao lado de sua esposa, Ronel. "Por favor, ore por Jannie du Plessis e sua família. Seu filho de 1 ano se afogou na noite passada, meu amigo está quebrado quebrado quebrado", escreveu na legenda.
A notícia foi confirmada por Rudolf Straeuli, presidente-executivo do atual clube de Du Plessis, o Lions, para o Sport24: "Nós, como uma família Leonística, não estamos bem. Posso confirmar que esta tragédia aconteceu. Estamos todos arrasados", disse. Mais tarde, ele pediu ao público para dar à família Du Plessis espaço para lamentar, com as circunstâncias em torno de sua morte ainda não confirmadas: "Como tenho certeza que todos podem entender, Jannie e sua família agora precisam ser deixados sozinhos para processar esta tragédia. Oferecemos nosso total apoio a ele e gentilmente pedimos a todos que os mantenham em seus pensamentos e orações", disse.
Du Plessis tem duas outras filhas, Rosalie e Hele. O veterano, ainda ativo, era membro da equipe vencedora da Copa do Mundo de Rúgbi da África do Sul em 2007 quando ele, assim como o irmão mais novo, Bismarck, foi convocado para cobrir uma lesão. Um de seus ex-clubes, o Sharks, lamentou a perda de Du Plessis no Twitter, escrevendo: "Os Sharks estendem nossas mais profundas condolências a @JannieDup3, Ronel e toda a família Du Plessis pela trágica perda de seu filho. Nossos pensamentos e orações estão com você durante este momento difícil."
Poucos segundos de distração são suficientes para que uma criança entre na água sem que ninguém perceba. Afogamentos geralmente são rápidos e silenciosos. Segundo as orientações da Academia Americana de Pediatria:
- as crianças devem usar sempre boias ou coletes salva-vidas enquanto estiverem perto de lugares com piscina, lagos, rios e mares;
- os pais nunca devem deixar as crianças sozinhas ou sob os cuidados de outra criança enquanto estiverem perto de banheiras, piscinas e praias;
- e mesmo com crianças mais velhas e que saibam nadar, o adulto deve se concentrar na criança e não se envolver com outras atividades que causem distração.
Outras medidas complementares também contribuem com a segurança, como capas próprias para piscina e alarmes. Em alguns estados norte-americanos, por exemplo, alarmes que disparam toda vez que alguém entrar na área da piscina são obrigatórios. É importante também não deixar brinquedos ou qualquer tipo de atrativo perto do local. A Kidsafe Australia ainda alerta para que os pais procurem por objetos escaláveis na área próxima às barreiras da piscina e mantenham as crianças sempre longe deles.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/astro-do-rugbi-da-africa-do-sul-perde-filho-de-1-ano-afogado-em-piscina.html