Uma criança do estado de Victoria, na Austrália, com menos de 10 anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem do país a morrer com covid-19. O estado relatou 1.166 novas infecções neste sábado (20), enquanto os casos ativos caíram para 9.581, uma queda de cerca de 30% em relação à sexta-feira (19).
+ Covid-19: Israel aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos
O departamento de saúde de Victoria confirmou que a criança infectada estava entre as cinco outras mortes e tinha "outras comorbidades graves". A pasta não confirmou a idade da criança, mas disse que ela tinha menos de 10 anos. É a primeira morte de alguém com essa idade desde que a pandemia começou na Austrália, com apenas uma outra morte relacionada a covid menos de 19 anos. As outras mortes relatadas em Victoria neste fim de semana foram de pessoas com 80 e 90 anos, informou o Daily Mail.
Anteriormente, Osama Suduh, 15 anos, do sudoeste de Sydney, era considerado a pessoa mais jovem conhecida na Austrália a morrer com o vírus. O adolescente morreu em agosto após contrair meningite pneumocócica e, embora também tivesse covid, os médicos disseram que não foi o motivo de sua hospitalização ou morte.
+ Aumento de casos de covid na Alemanha leva ao cancelamento de tradicional evento natalino
A notícia veio em meio a um grande protesto antivacina, em Melbourne. Milhares se reuniram em Melbourne. Os manifestantes incluem grupos que se opõem a vacinas, mandados e leis pandêmicas propostas pelo estado. Vigiados pela polícia do lado de fora da casa do parlamento, eles gritavam "mate o projeto de lei" enquanto carregavam cartazes com uma série de slogans anti-governo e anti-vacina.
O organizador Nahui Jimenez disse que os comícios da Campanha Contra o Racismo e o Fascismo em Melbourne, Sydney, Brisbane e Perth e outras cidades foram planejados para chamar a atenção do público para o "crescimento da política conspiratória, anti-humana e fascista". “A hostilidade às vacinas se tornou uma porta de entrada para a extrema direita globalmente”, disse.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/crianca-com-menos-de-10-anos-se-torna-vitima-mais-nova-da-covid-19-na-australia.html