Quando voltou da licença-maternidade, a mãe Kristen Cuneo, de São Francisco, nos EUA, ouviu seus colegas de trabalho lhe perguntando “como haviam sido suas férias”, dando a entender que ela tinha ficado em casa apenas descansando. Para provar que ela teve muito trabalho durante esse período, a mãe criou uma apresentação em gráfico que mostra todo o tempo gasto com os cuidados básico do bebê.
O vídeo com a apresentação foi compartilhado no TikTok por seu marido, Michael DiBenigno, e já foi assistido mais de 2,5 milhões de vezes. O gráfico em pontos mostra a quantidade de tempo que a mãe gastou amamentando, dando mamadeira e trocando as fraldas da pequena Autumn durante suas 7 primeiras semanas de vida.
Após alguns segundos, os pontos de dados ocupam a tela inteira. “Cada tarefa leva tempo, variando de cinco minutos para uma troca de fralda a 30 minutos para uma mamada, em média. E isso acontece 24 horas por dia", disse Kristen. Assista ao vídeo ao final da reportagem
Nos comentários, outras mães contaram que se sentiram representadas e acrescentaram ainda outras funções referentes ao bebê que não estão na apresentação de Kristen. "Nós mães precisamos ainda lavar as roupas do bebê, dar banho, levar em exames de rotina, fazer o bebê dormir, sem falar que o bebê precisa ser segurado constantemente", escreveu uma pessoa. “As mães de recém-nascidos são absolutamente incríveis”, admirou-se outro internauta.
“E as pessoas que não têm família ainda acreditam que licença-maternidade é um período de férias”, indignou-se outro comentário. “Nós precisamos de mais informações assim, para que os criadores de políticas públicas entendam a situação”, acrescentou outra pessoa. De acordo com a emissora de TV local ABC, os EUA não têm atualmente uma lei federal que obrigue as empresas a fornecer licença-maternidade remunerada.
Em entrevista à ABC, Kristen contou que se considera muito sortuda por ter tido uma licença-maternidade remunerada de 5 meses. Ela e seu marido criaram a apresentação usando dados compilados em um aplicativo de rastreamento de hábitos de bebês, que começou a ser usado logo após o nascimento de Autumn.
O casal acrescentou que ficou muito satisfeito com a repercussão positiva do vídeo. "Ouvimos várias vezes que, sendo pais de primeira viagem, você nunca dorme, mas é difícil realmente entender o que isso significa. Nós mesmos não tínhamos entendido, até que montamos o gráfico e pensamos: 'Uau, é um ciclo contínuo e sem fim do trabalho rotineiro. E todas essas coisas são necessárias'", concluiu Michael.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
@the.data.guy Let’s be real @lifeof.kristenc is definitely the main character in this house.
♬ original sound - Michael DiBenigno
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/mae-cria-grafico-para-mostrar-que-licenca-maternidade-nao-e-ferias.html