É bom já ir preparando o bolso para 2022, pois o valor da mensalidade deve subir nas escolas particulares do país. Segundo um levantamento da consultoria Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino, 90,9% das escolas particulares pretendem aumentar o valor.
+ Primeiro ano: Como escolher a escola, em tempos de pandemia?
A maioria (53%) disse que o reajuste ficará entre 7% e 10%; 16,7% das escolas devem aumentar entre 5% e 7%; já 7,6% informaram que ficará entre 10% e 11%; enquanto 9,1% aumentarão as mensalidades em 12% ou mais. O levantamento revela, ainda, que 34,8% das escolas têm a expectativa de recuperar mais da metade dos alunos perdidos na pandemia. A pesquisa foi realizada neste mês em cinco estados brasileiros, abrangendo um total de 25 mil crianças e adolescentes matriculados em escolas particulares.
A má notícia para os pais é que não existe um teto para o reajuste. A lei estabelece apenas que o valor deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez por ano. Mas isso não impede as famílias de negociarem com as escolas. Por se tratar de um relacionamento que costuma durar alguns anos, o mais indicado continua sendo o diálogo franco e transparente.
No entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os pais podem contestar o valor, caso considerem abusivo. A primeira orientação é que se reúnam para questionar a escola. Sempre que tiverem alguma questão relacionada aos reajustes, o Idec recomenda que eles conversem com outros pais e mães para resolver o problema coletivamente — com um abaixo-assinado, por exemplo —, para tentar conseguir uma negociação antes do processo judicial.
"O Idec aconselha que os responsáveis tentem uma resolução amigável. Se preferirem, podem procurar entidades de defesa do consumidor, como o Procon. Caso todas as possibilidades de diálogo tenham se esgotado, é possível entrar com ação no JEC (Juizado Especial Cível). Uma saída adotada por muitos consumidores é reunir um grupo de pais para contestar o aumento na Justiça", esclarece o órgão.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/mensalidade-escolar-deve-subir-mais-de-7-em-2022-revela-pesquisa.html