Desde 2018, o engenheiro Silvério da Silva Moron, 67, vai até algumas praças do Rio de Janeiro com uma missão muito importante: tentar diminuir um pouco as desigualdades na educação. Sua proposta é dar aulas gratuitas para quem precisa em praças públicas da cidade, inclusive para os pequenos! O desejo de ensinar surgiu já em 2003, quando ele, para complementar a renda da família, começou a dar aulas particulares de matemática e física.
No entanto, com o tempo, sua paixão por ensinar o fez embarcar em um novo desafio. Inconformado com as desigualdades educacionais no ensino público, o professor decidiu separar cerca de três horas do seu tempo para dar aulas gratuitas. Avô de quatro netos, em entrevista à CRESCER Silvério conta que também estudou em uma escola municipal nos anos 60. Porém, sua experiência foi diferente: "tive um ensino de excelência".
O projeto social "Adote um Aluno" começou no dia 12 de março de 2018. O avô pegou sua plaquinha: "Tiro dúvidas de matemática e física grátis" e a levou para a praça Mauro Duarte, em Botafogo (RJ). Foram quatro dias sem aparecer nenhum estudante. No quinto dia, no entanto, um jovem surgiu com dúvidas de física e, enquanto ele e Silvério estavam conversando, uma mulher acabou tirando uma foto e divulgando nas redes sociais. Esse foi o pontapé inicial para que o projeto se expandisse.
Logo, o professor encontrou pessoas que também tinham o desejo de compartilhar o conhecimento. Em dois anos, o projeto teve a adesão de 90 voluntários e 450 alunos, além de passar a atender novas praças [veja a lista no final da matéria]. A iniciativa também é voltada para os pequenos a partir dos 6 anos — há, inclusive, uma professora de alfabetização. Existem também plantões para dúvidas de português, inglês, espanhol, francês, física e história.
+ Alfabetização na pandemia: como ajudar as crianças?
Para quem quer participar, basta acessar a página do projeto no Facebook e consultar a disponibilidade dos voluntários. Não é necessário marcar hora. Caso tenham muitos alunos, os educadores administram o tempo para tirar a dúvida de todos.
Com a pandemia, o projeto também foi impactado, no entanto, Silvério não parou! Utilizando o WhatsApp, o professor conseguiu atender vários alunos. Agora, com o avanço da vacinação, o avô pôde retornar às praças no dia 4 de outubro deste ano. "Fala-se muito em desperdício de energia, água e até financeiro, porém, em toda a cidade, um dos maiores desperdícios é de conhecimento. Pessoas que chegam a uma determinada faixa de idade e não compartilham seu conhecimento com ninguém", ressalta o educador.
Quem quiser também ajudar o projeto é só entrar em contato com Silvério por meio de sua página no Facebook.
Praças atendidas:
Praça Aterro do Flamengo, Praia do Flamengo, Esq. com Almirante Tamandaré, (RJ).
Praça Mauro Duarte, em Botafogo (RJ).
Praça Edmundo Bittencourt - Bairro Peixoto, em Copacabana, (RJ).
Praça São Salvador (entre Laranjeiras e Flamengo) (RJ).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/engenheiro-cria-projeto-social-que-busca-dar-aulas-gratis-em-pracas-publicas-do-rj.html