Tomar a vacina e usar máscara ainda são os melhores jeitos de se proteger contra a covid-19. Uma revisão publicada na revista científica The BMJ, na última quinta-feira (18), confirmou que o uso de máscaras pode reduzir significativamente a transmissão do vírus. Se aderida de forma generalizada pela população, a medida pode diminuir em até 53% a propagação da covid-19.
+ 40% dos brasileiros pretendem continuar usando máscara "eventualmente" após o fim da pandemia, aponta pesquisa
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram um total de 35 estudos. Entre eles, 26 avaliavam medidas coletivas, como distanciamento social e lockdown, e 12 analisavam ferramentas de proteção individual, como o uso de máscara e lavagem de mãos. O objetivo era entender se é possível determinar o quanto cada uma dessas estratégias ajudavam a frear a pandemia.
+ Por que as vacinas são seguras e eficientes
Os autores do estudo verificaram que a lavagem de mãos e o distanciamento social também coloboram para diminuir a circulação do vírus em 53% e 25%, respectivamente. Eles acreditam que, junto com o uso de máscara, essas medidas ajudariam a proteger a população caso surgisse uma nova variante da covid-19 da qual as vacinas ainda não protegem.
"Mais pesquisas são necessárias para avaliar a eficácia das medidas de saúde pública após a cobertura vacinal adequada ter sido alcançada. É provável que um maior controle da pandemia de covid-19 dependa não apenas da alta cobertura e da eficácia das vacinas, mas também da adesão contínua a medidas de saúde pública eficazes e sustentáveis", escreveram os autores.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/depois-da-vacina-usar-mascara-e-maneira-mais-eficaz-de-conter-propagacao-da-covid-19-diz-estudo.html