Em uma entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (19), o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, declarou que planeja impor lockdown e tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória no país, como forma de tentar conter o avanço no número de casos.
De acordo com informações da CNN, o governo planeja exigir a vacina no país a partir do dia 1º de fevereiro do ano que vem. O lockdown deve começar já nesta segunda-feira (22) e vai durar no mínimo 10 dias, podendo ser estendido por mais 10 dias.
Ainda segundo a emissora, a Áustria tem uma das menores taxas de vacinação da União Europeia: pouco menos de 66% da população está totalmente vacinada (com as duas doses da vacina ou a dose única). "Não queremos uma quinta onda. Não queremos uma sexta e sétima ondas. Não queremos ter essa discussão no próximo verão", disse Schallenberg.
Na Áustria, a vacina está atualmente disponível para todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade. Esta semana, um projeto-piloto para vacinar crianças de cinco a 11 anos começou em Viena, capital do país. Questionada pela CNN sobre a idade em que a vacinação obrigatória se aplicará, a Chancelaria austríaca respondeu que “os detalhes ainda serão divulgados”.
Wolfgang Mückstein, ministro austríaco da Saúde, afirmou que as escolas e jardins de infância permanecerão abertos durante o bloqueio. Mas Schallenberg disse que os pais podem tirar os filhos da escola, se preferirem. “Essa é uma escolha de cada família”, disse ele, ainda segundo a CNN. Assim que o bloqueio nacional for suspenso, as medidas de bloqueio devem permanecer em vigor para os austríacos não vacinados.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/austria-anuncia-volta-do-lockdown-e-planeja-tornar-vacinacao-contra-covid-19-obrigatoria.html