A Pfizer e BioNTech anunciaram, na última segunda-feira (22/11), dados de uma análise de longo prazo em relação à segurança e eficácia da vacina contra a covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. E os resultados são bem animadores! Os achados do estudo, que está na fase 3, mostraram que duas dose do imunizante foi 100% eficaz para jovens dessa faixa etária. Com dados coletados entre novembro de 2020 e setembro de 2021, a pesquisa analisou 2.228 participantes.
O imunizante da Pfizer é o único aprovado para essa faixa etária no Brasil. De acordo com as empresas, não houve também problemas graves de segurança observados em indivíduos durante os seis meses de acompanhamento após a segunda dose. “Enquanto a comunidade de saúde global trabalha para aumentar o número de pessoas vacinadas em todo o mundo, esses dados adicionais fornecem mais confiança na segurança e no perfil de eficácia de nossa vacina em adolescentes. Isso é especialmente importante porque vemos as taxas de covid-19 subindo nessa faixa etária em algumas regiões, enquanto a absorção da vacina diminuiu ”, disse Albert Bourla, presidente do conselho e diretor executivo da Pfizer. “Estamos ansiosos para compartilhar esses dados com o FDA [órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos] e outros reguladores”.
Para Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech, esses dados reafirmam a segurança da vacina.“Estes são os primeiros dados de longo prazo que demonstram a segurança e eficácia de uma vacina contra a covid-19 em indivíduos de 12 a 15 anos de idade”, disse Sahin. “O crescente corpo de dados que compilamos de ensaios clínicos e vigilância do mundo real até agora fortalece a base de evidências que apoia a forte eficácia e perfil de segurança favorável de nossa vacina contra a covid-19 em populações de adolescentes e adultos.”
De acordo com as empresas, esses dados servirão de base para a realização de um pedido de autorização de uso do imunizante nessa faixa etária ao FDA, já que a vacina atualmente disponível para indivíduos de 12 a 15 anos de idade com a Autorização de Uso de Emergência (EUA), desde maio de 2021. As companhias também planejam enviar esses dados para buscar aprovações regulatórias para essa faixa etária em outros países onde o imunizante tem autorização emergencial.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/11/covid-19-vacina-da-pfizer-tem-100-de-eficacia-para-jovens-de-12-15-anos.html