Não é de hoje que as relações entre avós, pais, filhos e netos ocupam lugar de destaque no cinema. Desde Procurando Nemo até O Poderoso Chefão, as tramas familiares fascinam públicos de todas as idades, mas poucas vezes se viu nas telonas uma família tão extensa e mágica quanto a dos Madrigal. No centro de Encanto, novidade da Disney que estreia nesta quinta-feira (25) estão, nada mais nada menos, do que 12 personagens, todos com nomes, personalidade própria e um papel relevante a desempenhar na história.
Trabalhar com uma quantidade tão grande de protagonistas foi um desafio até para os diretores norte-americanos Jared Bush e Byron Howard, que tinham experiência no assunto, graças ao elenco diverso de bichinhos de Zootopia, longa-metragem que produziram juntos. “Apesar de já termos trabalhado com muitos personagens em cena, nunca fizemos nada nessa escala”, afirmou Howard em uma entrevista por vídeo com a CRESCER. “Foi complexo em termos de narrativa e de animação, mas, ao mesmo tempo, nos deu a oportunidade de explorar as dinâmicas de uma família estendida e os relacionamentos entre as diferentes gerações.”
Mesmo com conflitos e laços de afeto como todos os parentes, os Madrigal não são uma família comum. Quando completam 5 anos, cada um deles recebe um dom mágico, desde uma superforça até a capacidade de conversar com os animais, para ajudar Encanto, a vila onde vivem. A exceção é a jovem Mirabel, a única do clã que não desenvolveu uma habilidade extraordinária em seu aniversário. “Ela representa todos nós”, explica Bush. “É uma garota comum cercada por pessoas fantásticas. Todos, em algum momento, sentimos que os outros estão se saindo muito melhor do que nós, e ela lida com isso diariamente. É a personagem com que todos se identificam.”
A falta de poderes de Mirabel, porém, se torna um ponto forte quando a magia de Encanto começa a desaparecer misteriosamente e os Madrigal vão, aos poucos, perdendo seus dons. A heroína, então, precisa descobrir o que há de errado com as habilidades dos parentes, em uma jornada que trará questionamentos sobre seu próprio valor e lugar na família. “A magia em Encanto não é uma simples solução para todos os problemas, mas um reflexo dos sucessos e dificuldades desses personagens”, diz Howard. “Ela está intimamente ligada às emoções e dinâmicas entre eles.”
Tão mágica quanto a família é o lar onde vivem. Inspirada nos casarões colombianos de cidades como Cartagena, a colorida casita tem personalidade e não hesita em interagir e proteger seus moradores. Se a comunidade está feliz, as escadas se transformam em escorregadores para as crianças se divertirem, mas, se há conflitos não resolvidos, as paredes apresentam rachaduras e começam a perder a cor. “A casa é um organismo vivo, cheio de objetos que se movimentam por conta própria”, explica a designer de produção Lorelay Bove. “Além disso, ela tem diversas portas mágicas, que levam a locais onde cada um dos Madrigal pode exercitar seus dons sem limite de espaço”, completa Bove.
E não é apenas no cenário que a inspiração na Colômbia aparece no filme. Com oito músicas inéditas de Lin-Manuel Miranda (criador de Hamilton, premiadíssimo musical da Broadway), a influência do país latino-americano pode ser percebida na animada trilha sonora e nos caprichados figurinos inspirados nos bordados e tecidos populares no país. “Desde o começo, imaginamos uma família extensa e cheia de diversidade para protagonizar essa história e, ao situá-la na Colômbia, pudemos refletir nesses personagens a herança das culturas indígenas, africanas e europeias que a torna um país tão belo”, disse Bush. Além de divertir, Encanto é também uma oportunidade de conversar com os pequenos sobre outras culturas. Aproveite!
Avó alma
A determinação e a esperança inabalável por dias melhores da matriarca guiaram a família até a vila mágica de Encanto, onde ela criou seus trigêmeos, Julieta, Pepa e Bruno.
Julieta
Tem o dom mágico de curar qualquer problema de saúde por meio de quitutes deliciosos. Casada com Agustín, é mãe de Isabela, Luísa e Mirabel.
Agustín
Apesar de desastrado, o marido de Julieta tem um coração de ouro e está sempre pronto para defender suas três filhas.
Pepa
Capaz de modificar o clima de acordo com suas emoções, é bastante tempestuosa. Casada com Félix, é mãe de Dolores, Camilo e Antônio.
Félix
Bem-humorado, o marido de Pepa oferece um contraponto de estabilidade ao jeito intenso da companheira.
Mirabel
Única da família sem um poder extraordinário, a adolescente de 15 anos busca provar seu valor para as pessoas que ama.
Isabela
Flores e plantas nascem no chão a cada passo dado pela irmã mais velha de Mirabel. Com uma vida aparentemente perfeita, ela encanta todos com sua beleza e charme.
Luísa
A irmã do meio de Mirabel tem superforça e é a quem a comunidade recorre quando precisa de ajuda para tarefas, como mudar o curso de um rio ou desbloquear uma estrada.
Dolores
Com uma audição sobrenatural, é sempre a primeira a saber das fofocas e dramas dos moradores de Encanto.
Camilo
Disposto a entreter os amigos e familiares, tem o poder de mudar sua aparência e assumir a forma de qualquer pessoa.
Antônio
O caçula dos Madrigal é um menino que encontra no dom de se comunicar com os animais uma maneira de lidar com a timidez.
Bruno
É o patinho feio da família por causa de seu poder de ver o futuro e fazer previsões, muitas vezes, apocalípticas.
Encanto
Ano: 2021
Duração: 100 min
País: EUA
Direção: Jared Bush, Byron Howard e Charise Smith (codireção)
Antes de a magia de Encanto entrar em cena, o charmoso curta-metragem Far From the Tree será exibido nos cinemas. A animação em 2D feita à mão lembra clássicos como Bambi e O Cão e a Raposa, e traz a história de um pequeno guaxinim aventureiro que não entende os limites colocados por sua mãe para protegê-lo.
A inspiração para o filme veio das memórias de infância da diretora, a norte-americana Natalie Nourigat. “O cenário foi criado com base em uma praia de Oregon (Estados Unidos) que eu costumava visitar com meus pais e irmão quando era pequena”, explica a cineasta. “É um local bastante selvagem, com troncos de árvores mortas na areia, pedras afiadas e ondas fortes que podem arrastar quem não tiver cuidado. Quando era criança, porém, não via nada disso, só queria correr e me divertir. Então, tive a ideia de explorar a perspectiva do adulto e da criança sobre uma mesma situação e os conflitos que podem surgir quando um tem a necessidade de explorar e o outro de proteger.”
Encanto e Far from the tree foram desenvolvidos por equipes diferentes, e a diretora afirma que é uma “coincidência feliz” serem lançados ao mesmo tempo. “Não foi algo planejado porque, quando começamos, não tínhamos a certeza de que os dois filmes estariam prontos juntos, mas estou muito contente por ter dado certo”, diz Natalie. “As duas histórias falam sobre perdoar nossos familiares pelas imperfeições que todos temos e transmitir o amor de geração em geração, se complementando de uma forma inesperada”, conclui Natalie.
Far from the tree
Ano: 2021
Duração: 6 min
País: EUA
Direção: Natalie Nourigat
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2021/11/encanto-nova-animacao-da-disney-aborda-os-desafios-das-relacoes-familiares.html