Karina Guimarães, 44 anos, trabalha como motorista de aplicativo há dois anos e disse que já passou por diversas situações, mas nenhuma parecida com a que ela viveu na manhã desta terça-feira (16), na Grande João Pessoa, Paraíba. Para sua surpresa, não deu tempo de chegar até a maternidade e a passageira, que estava em trabalho de parto, deu à luz dentro do carro.
O parto aconteceu no acostamento da BR 230, em Cabedelo. "Já levei muitas mulheres com contrações e em trabalho de parto, mas sempre deu tempo de chegar ao hospital. Dessa vez foi inusitado. Fui escolhida para ajudar a trazer uma vida", disse ela, emocionada.
Em entrevista à CRESCER, ela relembrou com detalhes a experiência:
"Quando cheguei ao local para pegá-la, a bolsa já tinha estourado, mas ela entrou tranquila dentro do carro, não parecia que estava tendo contrações. Ela estava acompanhada da irmã, colocou uma toalha no banco do carro, sentou e estava com outra na mão, por precaução. Então, seguimos. Quando já tínhamos andado cerca de 1 km e estávamos pegando a rodovia rumo ao hospital em Cabedelo, ela deu um grito e disse: 'Tá nascendo'. A irmã dela disse: 'Segura ela'. Eu disse: 'Faltam só 13 minutos para chegarmos ao hospital, mas posso tentar chegar antes'. Mas ela gritou de novo: 'Tá nascendo'. Nesse instante, só deu tempo de eu parar o carro e, quando abri a porta, o bebê já estava coroando. Ela deitou no banco traseiro, pedi para ela ir empurrando e o bebê nasceu rápido, graças a Deus. A irmã dela estava muito nervosa. Eu só fiquei com medo de fazer os procedimentos como cortar o cordão, então, deixei para o SAMU, que chegou logo depois. Enquanto isso, fiquei segurando o bebê, fiz ele chorar e esperei vir a corzinha... Graças a Deus, deu tudo certo. Para mim, foi emocionante, sem explicação. Uma coisa é ver uma cena dessas em um filme, em vídeos... Mas vivenciar e fazer parte do nascimento de uma criança é inexplicável. Fui abençoada. Poucas pessoas têm a oportunidade de viver essa experiência. Vai ficar marcada dentre todas as histórias que tenho para contar como motorista de aplicativo. Eu só sou grata. Nos tempos de hoje, com tantas coisas ruins, ajudar a trazer uma vida é emocionante. Só tenho a agradecer."
Questionada sobre como sabia o que fazer no momento do parto, Karina explicou. "Assisti a muitos documentários e séries médicas, mas acho que foi instinto mesmo! (risos) Mas depois perguntei ao pessoal do SAMU o que fazer, como por exemplo, cortar o cordão umbilical corretamente, caso aconteça de novo", disse ela, que não tem filhos. "Só tenho um filho de quatro patas", brincou. "Mas não descarto a possibilidade de adotar uma criança mais para frente", finalizou.
A irmã da gestante, Juliana Severo, que também ajudou no parto, disse que mãe e bebê passam bem. "Elas estão bem, graças a Deus. Foi um grande susto, na verdade. Pois, eu não sabia o que fazer, nunca me imaginei fazendo um parto, ainda mais dentro de um carro", desabafou à CRESCER. "Mas, graças a Deus, deu tudo certo", concluiu.
+ Vídeo mostra mãe dando à luz dentro de veículo em rodovia no Canadá
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/11/nos-tempos-de-hoje-ajudar-trazer-uma-vida-e-emocionante-diz-motorista-de-app-que-auxiliou-no-parto-de-passageira.html