Tuesday, September 8, 2020

“Precisamos ouvir mais o que as crianças têm a nos dizer”, afirma Malala Yousafzai

Malala (Foto: Reprodução Instagram)

 

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel por sua luta pelo direito das meninas à educação, falou sobre a diferença que a atenção de seu pai e de professores fez em sua vida na quarta (2) durante painel do Bilingual Education Summit (Best).

De acordo com a jovem, que se formou esse ano Filosofia, Política e Economia pela Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas do Reino Unido, o apoio de educadores com que convivia foi “essencial”. “Toda vez que um professor elogiava minha tarefa eu ficava muito orgulhosa. Isso despertou em mim uma vontade de continuar aprendendo mesmo no Vale do Swat, no Paquistão, onde o Talibã proibiu as meninas de irem à escola. Até hoje lembro dos meus professores do Ensino fundamental. São mentores para a vida”, disse a jovem paquistanesa.

Ela comentou ainda a postura do pai, Ziauddin, que sempre incentivou a filha apesar de ter sido criado em uma sociedade extremamente patriarcal. “Uma das coisas que mais admiro no meu pai é que ele realmente escuta as crianças, não importa a idade nem o quão boba possa parecer a pergunta. Ele para o que está fazendo, dá toda atenção e responde com seriedade. Ter alguém assim por perto é essencial para o aprendizado. Todos precisamos ouvir mais o que as crianças têm a nos dizer”, defendeu Malala.

Recém-formada, a paquistanesa afirma ainda não ter planos para o futuro. “Ainda não sei como vai ser daqui para frente”, disse Malala.  “Acredito que todos que se formaram em 2020 estão tendo um pouco de dificuldade nesse novo mundo que surgiu por causa da pandemia. São tempos difíceis para todos nós. Por enquanto estou lendo, aproveitando a companhia dos meus amigos e defendendo os direitos das meninas à educação”.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/precisamos-ouvir-mais-o-que-criancas-tem-nos-dizer-afirma-malala-yousafzai.html

Tendências para crianças em 2024

Tendências Atuais para Crianças em 2024 Tendências Atuais para Crianças em 2024 ...