Wednesday, September 23, 2020

Monge dá dicas práticas para uma vida mais simples e feliz - durante a pandemia e fora dela

Menino se diverte com bolhas de sabão (Foto: Raquel Espírito Santo)

 

16 de março de 2020: início do isolamento social em São Paulo e em outros estados do país. Provavelmente você – assim como eu – não imaginava que a partir dessas datas tantas mudanças aconteceriam. E que estaríamos ainda hoje vivenciando esses tempos estranhos. Fomos obrigados a se reinventar. Mudamos nosso estilo de vida e dos nossos filhos e o simples e necessário passaram a fazer parte ainda mais do nosso cotidiano.

+COVID-19 - Como diferenciar uma gripe normal do novo coronavírus

Livro Zen (Foto: Reprodução)

Quando entrevistei Shunmyo Mantsuno, monge japonês e premiado paisagista de jardins zen com clientes do mundo inteiro, a covid-19 não era essa difícil realidade, mas suas palavras nunca fizeram tanto sentido. Em seu livro Zen – A Arte de Viver com Simplicidade – 100 práticas para uma vida feliz (Ed. Fontanar), logo no prefácio, ele chama o leitor a refletir sobre o afã de nossos dias, até então: “Muita gente perdeu o senso de equilíbrio – as pessoas estão preocupadas e confusas tentando entender como levar a vida. É por isso que buscam experiências extraordinárias, numa tentativa de reequilibrar a mente. No entanto... Mesmo depois de se desligar por um tempo, o extraordinário permanece distante do cotidiano. Ao retomar a vida de sempre, o estresse volta a pesar, e a mente se inquieta. Com o fardo se acumulando, você busca experiências extraordinárias”. Esse ciclo sem fim lhe parece familiar (ou já fez parte do seu dia a dia pré-pandemia)?

+10 brincadeiras para fazer com seu filho em tempos de pandemia

A partir desse chamado, Mantsuno propõe olhar a vida com mais leveza, por meio de dicas práticas e possíveis, não somente para os adultos, mas também para as crianças. A seguir, confira alguns trechos da entrevista e insights do livro:

  •  
Monge Shunmyo Masuno (Foto: Divulgação)

 

CRESCER – A primeira dica que você traz em seu livro é sobre ter tempo para apenas respirar. Devemos incluir as crianças nessa prática também?
SHUNMYO MASUNO -
Sim, claro. Eu acredito que o exercício de respiração é ótimo para filhos e pais praticarem juntos. Primeiro de tudo, é preciso aprender o método de respiração Tanden, que é a respiração abdominal [você sente a barriga subir], em vez da respiração peitoral. Praticar esse tipo de respiração requer concentração. No entanto, uma vez adquirida, sua respiração virá naturalmente longa e profunda. Sua mente vai começar a se acalmar e sua respiração vai melhorar. Como resultado, isso terá um grande impacto em você.

+ Meditação para crianças: sim, é possível - veja como fazer

C – Por que simplemente “não fazer nada” é tão importante para adultos e crianças?
S.M. -
Nós, seres humanos, temos a tendência de ficar pensando sempre em alguma coisa, especialmente na sociedade de hoje onde a informação está inundando todos os lugares. Nossos cérebros e mentes são constantemente estimulados por informação e nunca podem descansar. Ao praticar o método de respiração Tanden e deixando de pensar, nós podemos alcançar o estado de fazer nada. Isso pode ser conquistado deixando seus pensamentos simplesmente fluírem quando eles vêm à sua mente, em vez de refletir sobre eles.

+Seu filho reclama de tédio? Por que você não tem que se preocupar com isso

C- Como ensinar gratidão para as crianças?
S.M. –
Todo mundo vive que vive neste mundo está sendo apoiado por pessoas ao redor. Nós também estamos sustentando nossas próprias vidas por meio da comida, o que está levando uma outra vida. Quando você pensa sobre isso, os sentimentos de gratidão naturalmente brotam de dentro.

+Como ensinar gratidão ao seu filho

Menino se diverte na natureza (Foto: Raquel Espírito Santo)

 

C- Por que o contato com a natureza é tão importante?
S.M. –
Quando você anda descalço, cuida de um jardim ou ouve pássaros, está cercado pela natureza. Ao tornar-se parte da natureza, sua alma será libertada e seu modo de pensar e perspectiva se tornar flexível. Você notará coisas que não notaria quando está dentro de um escritório. Isso o ajudará a crescer como pessoa e a descobrir grandes coisas.

+Faça uma horta com o seu filho

CRESCER – Como fazer a vida ser mais simples e mais feliz?
S.M. -
Primeiro de tudo, tente viver sua vida sem complicar as coisas e pensar com simplicidade. Você ficará surpreso ao descobrir como as coisas que pareciam tão complicadas e difíceis de alcançar podem avançar tão bem. Quando algo é realizado, todos nos sentimos felizes. Repetir isso também espalhará felicidade para outras pessoas. É por isso que a maneira zen de pensar e viver pode levar à felicidade.

7 práticas para uma vida mais feliz*


- Descarte aquilo de que não precisa (Isso vai vigorar sua mente)

- Quando comer, faça uma pausa depois de engolir (Saboreie a sensação de gratidão)

- Plante um pequeno jardim em sua varanda (Um lugarzinho para dedicar à sua mente)

- Contemple o pôr do sol (Sinta-se grato por mais um dia que chega ao fim)

- Não se deixe afetar por coisas que ainda não aconteceram (A ansiedade é intangível)

- Viva aqui e agora (Como você estava um instante atrás já faz parte do passado)

- Valorize o fato de estar vivo (A vida passa mesmo num piscar de olhos)

*As práticas foram retiradas do livro Zen – A Arte de Viver com Simplicidade – 100 práticas para uma vida feliz, em que cada uma das 100 dicas trazem insights de como fazer a vida mais simples



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/monge-da-dicas-praticas-para-uma-vida-mais-simples-e-feliz-durante-pandemia-e-fora-dela.html