Monday, September 21, 2020

Países interromperam campanhas de vacinação

Criança sendo vacinada (Foto: Getty Images)

 

Vários países interromperam campanhas de vacinação devido à pandemia do novo coronavírus, colocando em risco a saúde de 80 milhões de bebês com menos de 1 ano. O alerta foi feito pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Dos 129 países onde há dados sobre o tema, 68 reportaram interferências moderadas ou severas no cronograma tradicional. “Essas interrupções ameaçam décadas de progresso na prevenção de doenças como o sarampo”, destacou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em comunicado à imprensa.

Cerca de 27 países reportaram a suspensão das doses contra o sarampo enquanto 38 interromperam a campanha contra a poliomielite. Além das decisões governamentais, a relutância dos pais em sair de casa para vacinar os filhos por medo da covid-19 e os atrasos na entrega de novas doses em decorrência das medidas de distanciamento social são fatores que influenciam negativamente a adesão à imunização.

Vale ressaltar que as vacinas são fundamentais para evitar doenças passíveis de prevenção, que poderiam gerar novos impactos na saúde pública, que já está fragilizada. No Brasil, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que aplicam as doses, seguem funcionando normalmente.

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

 

 

 

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook? 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/09/vacinacao-e-prioridade-paises-interromperam-campanhas-de-vacinacao.html